Cidades: convite a outras cosmovisões
Escuta? São os gritos de socorro das cidades. A
catástrofe no Rio Grande do Sul, deixando rastros de lama e mortes, é o mais
recente deles no Brasil. Afinal, são tempos de eventos climáticos extremos – de
grandes inundações e secas a ondas de calor extremo – nas cidades. E o preço da
inação é mais alto que o boleto enviado ao poder público por consultorias
estrangeiras e grandes empreiteiras para a reconstrução de cidades.
Neste ano pré-COP, os olhos do mundo estão voltados
para a Amazônia – e outros biomas ameaçados. Com justiça, evidentemente. Os
ativismos, principalmente os indígenas, lançam-se em defesa da “floresta em
pé”, numa batalha corajosa contra o agronegócio, as mineradoras e as
petroleiras. A questão urbana diante da crise climática, no entanto, é uma
pauta a se batalhar por mais espaço – afinal, segundo a ONU Habitat, as cidades
ocupam 2% da superfície da Terra, mas consomem 78% da produção de energia e
produzem mais de 60% das emissões de gases de efeito estufa.
No Brasil, elas representam menos de 1% do território
nacional (0,63%) e concentram 160 milhões de pessoas, ou seja, 84,3% da
população; quase um terço dela em metrópoles. O modelo de assentamento, quase
sempre, é o de “fortaleza de concreto, aço e asfalto” que assassinou, no último
século, biomas inteiros, rios, lagos e lençóis freáticos; devastou a
biodiversidade que resistia no espaço urbano; e expulsou milhões para as
periferias, muitas delas erigidas em áreas de risco.
Os furos no muro das cidades-fortalezas são
visíveis e, cada vez mais, grotescos, sustenta o filósofo Aílton Krenak,
primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras. “O corpo da
Terra não aguenta mais cidades”, diz em seu O
Futuro Ancestral, “pelo menos não essas que se configuram como uma
continuidade das pólis do mundo antigo, com gente protegida por muros, e o
resto do lado de fora – que pode, inclusive, tanto ser bichos selvagens quanto
indígenas, quilombolas, ribeirinhos, beiradeiros”. Não trata-se de um
sentimento anti-urbano infantilóide nem de uma visão ecológica romantizada de
“volta ao passado”: Krenak busca escancarar a potência destrutiva do
capitalismo, o aceleracionismo da vida nas cidades grandes e o modelo colonial
que forjou o Brasil urbano num contexto em que os velhos paradigmas ocidentais
mostram-se insuficientes para a formulação de políticas públicas que possam
mitigar a crise socioambiental em curso.
Apesar da propaganda negacionista da ultradireita, a
população brasileira parece dar-se conta do abismo a que o indígena se refere,
se nada mudar. A mais recente pesquisa do Datafolha mostra que
97% dela percebe no dia a dia que o planeta enfrenta uma crise climática.
Um estudo do Programa das
Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Universidade de
Oxford, aponta que 76% da população brasileira está preocupada com os efeitos
desta crise sobre a próxima geração. Afinal, é difícil fechar os olhos ao fato
de que mais de 2,2 milhões de moradias no Brasil
foram danificadas ou destruídas por tempestades e inundações nos últimos 10
anos. E 708 mil pessoas tiveram de abandonar suas casas – boa parte em áreas
inadequadas à moradia – em 2022, como mostra a Confederação Nacional dos
Municípios (CNM). São os “desterrados climáticos”.
No entanto, quatro em cada dez brasileiros afirmam que o
governos federal, as gestões estaduais, as prefeituras, a sociedade e as
grandes empresas do país nada fazem para mitigar os impactos – com razão, pois
mais de 90% dos municípios brasileiros não têm estratégias suficientes contra
enchentes e deslizamentos, mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto
Cidades Sustentáveis.
Não faltam planos nem leis “avançadíssimos” para lidar
com esta crise urbana, é o que sempre insiste a urbanista Ermínia Maricato.
Virão muitos outros agora – necessários, claro, para nossa incompleta
democracia liberal. Porém, em quais bases eles serão erigidos? A resposta não
demanda grande esforço: a economia
capitalista, estúpido! Outra questão, no entanto, pode ser mais
complexa: para o campo progressista, quais os pilares que deveriam reorientar o
planejamento urbano? A resposta rápida seria direcioná-lo para a redução das
desigualdades a partir da justiça socioclimática. Ponto! Mas e se outras
cosmovisões de mundo pudessem – e muito – contribuir para isso?
Afinal, a promessa da cidade moderna, forjada na Idade
Média, era de transcender as trocas mercantis, tornando-se um lugar
privilegiado de novas sociabilidades e sensibilidades – uma plataforma de
igualdades! Ela não se cumpriu. Por isso, aqui proponho um exercício. Em vez de
elucubrar ações concretas emergenciais ou mesmo de longo prazo, nos debruçarmos
sobre estas outras cosmovisões de cidade, a partir de duas delas: a indígena e
a quilombola, teorizadas respectivamente por Antônio Bispo dos Santos, o Nêgo
Bispo, falecido ano passado; e o já citado Krenak. Mesmo de forma tímida e
localizada, o pensamento destes autores começa a ganhar algum relevo na mídia,
na Academia e na gestão pública, alavancado pela crise climática. E mostra a
necessidade urgente do planejamento urbano brasileiro encarar as alteridades
humanas e não-humanas – em “um inexorável esforço analítico para entender, com
o intuito de superar, a lógica da colonialidade por trás da retórica da
modernidade, a estrutura de administração e controle surgida a partir da
transformação da economia do Atlântico”, como sugeriu o pensador argentino
Walter Mignolo. E, assim, procurar dentro do território nacional insumos
teóricos para romper com as “ideias fora do lugar”: a inadequação de certas
referências intelectuais e culturais na compreensão do Brasil, geralmente made in Europa e Estados Unidos.
Vamos a elas.
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Antolhos urbanóides?
Nêgo Bispo é incômodo. Viveu cinco anos na “cidade
grande” e relatou vividamente os absurdos que viu na urbanidade ocidental,
revelando-se nas miudezas da vida cotidiana. Para começar, certa cisão entre
necessidade e capacidade. Até mesmo as tecnologias elementares para o viver são
transformadas em mercadoria: “as pessoas não sabiam fazer suas próprias casas,
como sabíamos fazer no lugar de onde viemos!”, escreveu em A terra dá, a terra quer. Depois, uma
arquitetura irracional, segundo ele, sem a centralidade da cozinha e do
quintal, tão elementares nos quilombos: “pensamos na comida e na festa, nas
formas compartilhadas de vida”. E a grande quantidade de restaurantes e hotéis
que, de acordo com o quilombola, revelava a falácia da hospitalidade: “eles têm
medo de gente”. Também intrigou-se com a vida supostamente asséptica da cidade:
vindo de uma casa onde “galinhas e os outros animais conviviam conosco dentro
de casa”, não compreendeu a necessidade de um chão de cerâmica cuja serventia
era “enxergar qualquer outra vida, qualquer outro vivente que estiver ali, para
poder desinfetar e matar qualquer microrganismo. Matar até o que não se vê”. E
com o conceito de resíduos sólidos. “Não conhecíamos a palavra lixo”,
relembrou: o que apodrecia no quilombo onde ele cresceu alimentava o solo da
mata “para gerar outras vidas”.
Cito esta espécie de antropologia do sujeito urbanóide de Nêgo Bispo como
exemplo de que ideias aparentemente monolíticas para o estilo de vida
metropolitano podem ser pitorescas se tomadas a partir de outras cosmovisões,
ao revelar como as cidades tomaram o termo natureza como
uma totalidade que é externa ao ser humano – uma oposição à cultura.
Krenak aponta que esta cisão entre natureza e cultura
como um dos cernes da crise civilizatória, cujo exemplo mais gritante está na
relação das cidades com os rios. Se desde cedo aprendemos nas salas de aula que
as antigas civilizações cresceram no delta de rios – como o Nilo, no Egito –,
analisa ele, esta mesma “civilização” espalhou-se de forma inconsequente sobre
as sinuosidades das águas, retificando-as sob avenidas no planejamento urbano:
“Os rios foram asfixiados nas cidades” e os solos, impermeabilizados.
Catástrofes como a do Rio Grande do Sul escancarariam este descaso histórico,
que agora cobra seu preço.
Será possível criar ambientes permeáveis, onde podemos
nos sentir pertencendo aos espaços, em vez de sobre os espaços, em cima deles?
Esta é uma das questões suscitadas por Krenak e Nêgo Bispo, o que exige
repensar o que é uma cidade.
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Cidades cosmofóbicas
A Chapeuzinho Vermelho atravessa a floresta para levar
doces para a vovozinha e, no intercurso, é ameaça pela vida selvagem (no caso,
o lobo mau). Esta célebre parábola infantil, diz Krenak, resumiria a cidade
ocidental: uma tentativa de ser o oposto do que ela mesma delimitou como
floresta/mata, vista como a barbárie/primitivo e perigosa para uma criança
embrenhar-se – e que, ao longo dos séculos, como uma plataforma necessária ao
capitalismo, foi se instituindo como o destino inescapável da humanidade. Deve
ser por isso que o Ocidente fica chocado com a “promiscuidade da urbanidade
indiana” com animais e pessoas compartilhando as ruas, as casas e as águas do
rio Ganges, ironiza o pensador indígena, “como se existisse apenas um jeito de
viver – o modelo ocidental”.
O filósofo chinês Yuk Hui tem uma anedota que ilustra
bem isso. Foi tirada do diário de viagem de um escritor francês. Conta ele que
ao chegar numa cidade do Equador, uma mulher de Manaus que participava da
incursão pela região amazônica entrou num parque urbano e exclamou: “ah,
finalmente a natureza” – após ter atravessado de canoa o rio Amazonas por dias
a fio! A natureza, portanto, era para ela o que a modernidade ocidental colocou
numa moldura, delimitando fronteiras e apartando-a da civilização…
Afinal, a “cidade [eurocêntrica] é o contrário de mata.
[…] um território arquitetado exclusivamente para os humanos”, sublinha Nêgo
Bispo. Ela, portanto, seria a expressão máxima do humanismo – conceito tomado sem a
positividade filosófica renascentista do “homem no centro do mundo”. A urbe é humanista para Nêgo Bispo pois
é uma construção artificial do humano desconectada do reino animal do qual faz
parte, excluindo todas as outras formas de vida possíveis – e, portanto, cosmofóbica. Esse seria o “pecado
original” da concepção urbanística do Ocidente: apartar-se de forma sistemática
da natureza, reduzida a fonte de matérias-primas, em nome da expropriação, da
acumulação de riquezas e da extração desnecessária à reprodução da vida. “A
cidade é um território colonialista”, sublinha o pensador quilombola.
A Roma Antiga seria um grande símbolo disso. Quando
césares expandiam fronteiras para construir um grandioso império, a capital era
chamada de “cidade eterna”. Era a crença de que ela resistiria a qualquer
ascensão ou colapso de civilizações – ou seja, as urbes representariam a busca
ocidental pela imortalidade terrena. “É muito bonito esse título”, analisa
Krenak. “Mas o que será que se esconde por trás dele? Não será justamente esse
desejo insistente dos humanos de quererem se perpetuar no planeta?”.
·
Refloresta
Esta concepção de cidades eternas soa anômala a povos
originários, claro, em que a efemeridade forja outras concepções de tempo e
espaço. Com o colonialismo, impôs-se esta por esta banda do Atlântico uma racionalidade
que propunha-se universal – uma violenta tentativa de unicidade de cosmovisão.
No entanto, esta cosmofobia não tem cura, diagnostica
Nêgo Bispo sem hesitar. Ela entranhou-se de forma inescapável no mundo. Mas há
formas de imunização, diz.
Uma delas seria abraçar o politeísmo, que desafiaria aquilo que Mignolo apontou
como uma “hierarquia espiritual/religiosa que privilegiava espiritualidades
cristãs em detrimento de espiritualidades não cristãs/não ocidentais” com a
“globalização da Igreja Cristã (católica e depois protestante)”.
Abraçar outros
deuses seria uma rebelião do ponto de vista epistemológico. O
sentido deste politeísmo, é bom destacar, não seria estritamente religioso, mas
cosmológico, pois em muitas culturas ancestrais o mundo é habitado por
sujeitos, humanos e não humanos, que o vivenciam de forma singular. “O que
acontece na modernidade ocidental é que o homem se considera como um ser de
exceção”, apontou o antropólogo Eduardo Viveiro de Castro, em entrevista à Pública. “Ele é um animal,
mas ele tem alguma coisa que os animais não têm. Antigamente chamava de alma,
agora é cultura, ciência, tecnologia… […] Já os povos tradicionais, porque a
história os conduziu a outra direção, não se veem acima das demais criaturas.
Eles podem achar que os homens são mais inteligentes do que os jacarés, mas
eles não acham que essa diferença é uma diferença de grau, não é uma diferença
de natureza”.
“Nós somos os diversais,
os cosmológicos, os naturais, os orgânicos. Nós pensamos sempre na
circularidade, quebrando o monoísmo, a dualidade e o binarismo”, aponta Nêgo
Bispo – e assumir isso seria o começo do que ele chama de contracolonialidade:
se o colonialismo é cada vez mais sofisticado, diz, seria hora inspirar-se nos
povos que lutam para não a se subordinarem a esta lógica. E, ao invés do
desenvolvimento, apostar no envolvimento: com
a terra,“os animais, nossos corpos, nossas roças, formas de comer, de construir
casas e, sobretudo, de falar e pensar”.
Nesta mesma direção, Krenak sugere que a cidade pode
ser espaço para imaginar outras formas de habitar a Terra fora da política
vigente, a partir de “alianças afetivas”: em vez de reclamar a igualdade, seria preciso reconhecer
“uma intrínseca alteridade em cada pessoa, em cada ser”. Isso “introduz uma
desigualdade radical diante da qual a gente se obriga a uma pausa antes de
entrar: tem que tirar as sandálias, não se pode entrar calcado” – ou seja:
certa humildade (ou abertura, se preferirmos) para abrir-se ao outro e
construir os “afetos entre mundos não iguais”. A grande tarefa seria reflorestar o imaginário coletivo e,
assim, quem sabe, “a gente consiga se reaproximar de uma poética de urbanidade
que devolva a potência da vida, em vez de ficarmos repetindo os gregos e os
romanos”.
Isto é uma baita tarefa diante de tempo tão tenebrosos
quanto sinistros. Realista?
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Bem-estar ou bem-viver?
Moysés Pinto Neto pontuou em artigo publicado pelo Outras Palavras que o modelo
clássico de bem-estar social – que nunca desembarcou totalmente por aqui e
sempre está emparedado pela lógica neoliberal – tão almejado pelo governo Lula,
pode ser inviável ante os desafios que o Brasil enfrenta. Um plano de
“transição verde”, ou mesmo uma versão do Green New Deal estadunidense, é
colocado sobre a mesa, com propostas ainda incipientes. Porém, continua ele, “o
colapso climático coloca para a esquerda a possibilidade de reintroduzir
questões radicais para as pessoas: como queremos viver?”. Uma tensão, mais que
semântica, parece emergir: o bem-estar social ou o bem-viver?
160 milhões de brasileiros não podem viver, hoje, da
mesma forma de aldeias amazônicas, claro. Isso até o Viveiros de Castro
reconhece, por exemplo. Mas indígenas e quilombolas têm outra relação com isso
que chamamos de realidade.
“Essas populações se veem como parte de um universo no qual elas estão no mesmo
nível que os demais seres. Não quer dizer que eles preferem ser outros seres.
Eles só se percebem como no mesmo nível, como sujeitos às mesmas condições
metafísicas de existência, digamos assim”, diz Viveiros de Castro.
O governo Lula retoma, agora, os ciclos de diálogos em
municípios e estados que culminará na Conferência Nacional das Cidades,
prevista para novembro, onde serão construídas as bases do Programa Nacional de
Desenvolvimento Urbano. A pauta climática será, indubitavelmente, central. E as
eleições municipais convida as esquerdas a pensar ações a partir da escala
local e da democracia participativa. O momento é oportuno para as provocações
de Krenak e Nêgo Bispo.
Fonte: Por Rônei
Rodrigues, em Outras Palavras
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