quarta-feira, 29 de maio de 2024

25 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Você sabia que os Jogos Olímpicos receberam esse nome porque aconteciam na cidade de  Olímpia, na Grécia? A competição esportiva que nasceu em terras gregas teve sua primeira edição na Era Moderna em 1896 e desde então diversos países ao redor do mundo já sediaram o evento.

O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos no ano de 1920, quando enviou 22 atletas para competirem nas modalidades de natação, polo aquático, remo, saltos ornamentais e tiro esportivo. O ano de 2020 foi um marco para a delegação brasileira, que  completou seu centenário olímpico na competição.

•        A emoção dos Jogos Olímpicos

O maior evento esportivo do mundo acontece a cada quatro anos e a cada edição mais telespectadores se reúnem para acompanhar as provas. Não importa o fuso horário: a torcida de cada país representado na competição se junta para torcer sem perder nenhum momento e vibrar a cada medalha conquistada. É uma emoção!

A competição  mostra ainda a importância da prática esportiva, nos fazendo refletir sobre as vantagens e benefícios de praticar esportes tanto para crianças quanto para adultos. Além de apresentar os resultados positivos do investimento feito nos atletas.

•        Curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Um acontecimento tão importante como essa competição conta muitos detalhes. Confira abaixo 25 curiosidades sobre os Jogos Olímpicos e confira uma dica extra para estimular as crianças a praticarem esportes!

1. Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia por volta do século VIII antes de Cristo.

2. No século IV depois de Cristo o Imperador Teodósio I proibiu a competição ao vetar a maioria das celebrações gregas.

3. Em 1896, na Era Moderna, os Jogos Olímpicos voltaram a acontecer no formato que conhecemos hoje, acontecendo a cada quatro anos.

4. O Barão Pierre Coubertin é considerado o fundador dos Jogos Olímpicos na Era Moderna e é dele o lema: “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade.”

5. O símbolo do evento esportivo são os cinco arcos olímpicos. Cada arco representa um continente povoado no mundo.

6. As cores azul, amarelo, preto, verde, vermelho e fundo branco foram escolhidas para os arcos olímpicos, pois a bandeira de cada país possui pelo menos uma dessas tonalidades.

7. Somente no ano de 1900 é que as mulheres foram autorizadas a participar dos Jogos Olímpicos.

8. No ano 2012 todos os países classificados para a competição enviaram mulheres para participarem dos jogos.

9. O atleta mais jovem a competir nos Jogos Olímpicos foi um menino de 10 anos de idade. Ele foi timoneiro da equipe holandesa de remo na competição de 1900.

10. O ator Johnny Weissmuller que interpretou Tarzan nos cinemas participou dos Jogos Olímpicos de 1920 e conquistou 5 medalhas de ouro na natação.

11. O Brasil começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920 na edição sediada na Bélgica.

12. No total, 23 países diferentes já sediaram os Jogos Olímpicos.

13. A cada edição dos Jogos Olímpicos, um novo mascote é escolhido pelo país que sedia a competição.

14. Para a edição de Tokyo 2020, o artista japonês Ryo Taniguchi criou a mascote Miraitowa. O nome da mascote é formado pela junção das palavras “futuro” (mirai) e “eternidade” (towa).

15. Acender a tocha olímpica é uma tradição da Grécia Antiga e que foi mantida também nos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Antes do início das competições a tocha é acesa e passa pelo tradicional revezamento até a abertura dos jogos.

16. A tocha olímpica também já viajou para o espaço diversas vezes.

17. Os Jogos Olímpicos de Tokyo precisaram ser adiados pela pandemia do COVID-19. Mesmo acontecendo em 2021, o nome do evento continuará sendo Tokyo 2020.

18. Atualmente os Estados Unidos são o país com o maior número de medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos, totalizando 2.520.

19. O Brasil já conquistou 129 medalhas nos Jogos Olímpicos.

20. Em 2016 aconteceram os jogos olímpicos do Rio de Janeiro. Essa foi a primeira vez em que a competição foi realizada na América Latina.

21. Em 2004 o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima recebeu a medalha Pierre de Coubertin por permanecer na competição após ser agredido pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan.

22. A medalha Pierre de Coubertin só é concedida para quem manteve o espírito olímpico mesmo diante de adversidades.

23. O maior medalhista olímpico é o nadador Michael Phelps, que conquistou 21 medalhas nos Jogos Olímpicos.

24. A ginasta ucraniana Larisa Latynina conquistou 18 medalhas nos Jogos Olímpicos e se tornou a mulher que mais alcançou medalhas nas competições olímpicas.

25. Esportes como a escalada, o surfe e o skate são novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tokyo 2020.

 

Fonte: Dentro da História

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário