Raio-X da Ponte Salvador-Itaparica: uma das
maiores obras do século ficará pronta em 2028?
A ponte
Salvador-Itaparica é uma das maiores obras de mobilidade da Bahia do século 21,
e o programa Linha de Frente, da TV Aratu, entrevistou o CEO da
Concessão do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, o engenheiro
químico Cláudio Villas Boas, que explicou tudo o que você precisa saber sobre o
equipamento.
INVESTIMENTO
O investimento na
ponte está orçado, atualmente, em R$ 9,5 bilhões. Em 2019, o valor era de R$ 7
bilhões. O montante, segundo Cláudio, será majoritariamente bancado pelo
consórcio, que terá o direito de operar o sistema por 35 anos. O projeto é uma
Parceria Público-Privada (PPP).
PONTA A
PONTA
A ponte vai fazer
parte do sistema viário que sai de Salvador, cruza a Baía de Todos-os-Santos,
chega na Ilha de Itaparica, cruza a Ilha, atravessa outro lado do continente e
segue cruzando as BRs 101 e 116.
O início desse
sistema, conectando diretamente à Via Expressa, passa por cima da Avenida
Jequitaia, da Oscar Pontes, seguindo pelo mar e conectando em Vera Cruz, ao
lado do distrito de Mar Grande. Depois, segue uma rodovia nova, com pista
dupla, ao longo da ilha, paralela à via existente, que é a 001, até se conectar
à Ponte do Funil.
CRONOGRAMA
O cronograma hoje é a
conclusão da sondagem em dezembro deste ano e, após isso, terá início a
mobilização de canteiros em janeiro de 2025. Com isso, a conclusão da ponte, de
acordo com o gestor, será ao final de 2028.
PEDÁGIO
A tarifa será
tabelada, definida pelo governo na época do edital, e reajustada pelo Índice
Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com Cláudio Villas
Boas, “o preço está mais ou menos similar à tarifa do ferry-boat”, mas com
vantagens. “Não tem hora marcada, atravessa em menos de 10 minutos e você não
paga por passageiro adicional”.
CICLOVIA
Não há, ainda, um
projeto para ciclovia, mas Villas Boas faz algumas ponderações. A ponte terá
12.4 km de extensão. No vão principal, no meio da Baía de Todos-os-Santos, ela
estará a 90 metros de altura, equivalente a um prédio de 30 andares, ou seja,
terá uma subida íngreme.
EMPREGOS
O período de
construção é o que terá o maior impacto na geração direta de trabalho na ponte.
Estão previstos três canteiros, onde serão concentradas as frentes de trabalho:
Salvador, Vera Cruz e São Roque do Paraguaçu. Cerca de 7 mil empregos diretos e
indiretos serão gerados, distribuídos, principalmente, nestes três canteiros.
Hoje, existem cerca de 100 pessoas trabalhando na Concessionária e na atividade
de sondagem e, em 2025, com a mobilização dos canteiros, vai começar uma curva
de contratação para chegar a cerca de 7 mil empregos diretos.
¨ CEO de consórcio da Ponte Salvador-Itaparica diz que obra é
‘maior desafio de infraestrutura da carreira’
CEO da Concessão do
Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica, o engenheiro químico
Cláudio Villas Boas visitou a TV Aratu e concedeu uma entrevista para
o Linha de Frente, programa comandado pelo jornalista Pablo Reis.
Na conversa, Villas
Boas contou sobre a preparação para o início da obra da ponte, que tem previsão
para começar a operar em 2025, e sobre os benefícios que a instalação deve
trazer para a população. O CEO classificou a construção como o “maior desafio de
infraestrutura da carreira”.
De acordo com o
engenheiro, a ponte, que vai conectar a Região Metropolitana de Salvador com a
BR-116 e BR-101, vai encurtar o caminho entre a capital baiana e o Litoral Sul
do estado tanto para moradores que fazem o percurso diariamente quanto para
turistas que vão para destinos como Morro de São Paulo, Boipeba e Barra Grande.
Formado em engenharia
química pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cláudio Villas Boas já foi
diretor financeiro da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e,
recentemente, assumiu a presidência do Consórcio da Ponte Salvador- Ilha de
Itaparica.
Ø
Estado investe R$23 milhões na restauração
de 19 vias do Polo Industrial de Camaçari
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou
uma série de iniciativas destinadas ao desenvolvimento econômico e social
de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O gestor assinou
nesta quarta-feira, 24, uma ordem de serviço para a restauração
de 19 vias no Polo Industrial de Camaçari (PIC).
A requalificação das
vias no Polo tem como foco a melhoria da infraestrutura viária essencial para o
setor industrial local. Com um investimento estimado de mais de R$ 23 milhões,
as melhorias abrangem uma extensão significativa de vias, com o objetivo de
criar condições adequadas para o transporte de materiais, insumos e produtos
acabados.
A infraestrutura
revitalizada ainda busca contribuir para a competitividade das empresas locais,
facilitando o fluxo de mercadorias. O cenário abre caminho para o
desenvolvimento econômico sustentável de Camaçari, além das cidades
próximas, projeta o governador.
"Trazemos
aqui essa entrega concreta, que inclusive deve beneficiar outros
municípios", disse Jerônimo Rodrigues.
·
Investimento
Foi autorizada ainda a
pavimentação de um trecho da BA-530, entre a Via Marginal e a Via Atlântica,
com um investimento aproximado de R$ 3 milhões. Além de Camaçari, os municípios
beneficiados incluem Pojuca, Dias d'Ávila, Mata de São João e Lauro de Freitas.
Ø CBPM firma acordo com Estado para fomentar desenvolvimento da
Bahia
Em iniciativa
conjunta, diferentes órgãos baianos assinaram um acordo de cooperação
técnica nesta terça-feira, 23. O objetivo é promover práticas sustentáveis
do setor de mineração na Bahia.
O trabalho envolve a
Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Secretaria do Trabalho, Emprego,
Renda e Esporte (Setre), Superintendência de Estudos Econômicos (SEI) e
Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás).
O ato ocorreu na sede
da CBPM, no Centro Administrativo, em Salvador, e teve a presença do
diretor-presidente do órgão, Henrique Carballal, que explica que o foco dessa
parceria é promover o desenvolvimento econômico aliado ao social.
“Se nós integrarmos
todos os setores governamentais, nós iremos conseguir fazer com que todos os
setores da nossa economia possam, de fato, alcançar os seus objetivos, que é
garantir ao povo da Bahia trabalho, emprego, renda, educação, saúde,
preservando o meio ambiente”, declarou Carballal, destacando ainda que este é
um passo importante na estrutura do governo, um marco importante, onde a
transversalidade alcançará o objetivo maior que é o desenvolvimento social do
povo baiano.
Também participaram da
formalização do termo, o titular da Setre, Davidson Magalhães, o diretor da
SEI, José Acácio Ferreira, e o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Raimundo
Gavazza.
Entre as principais
ações estão a contratação da mão-de-obra local para as novas indústrias
aportadas no estado a partir do SineBahia, além da expansão do abastecimento de
gás para áreas com atividade mineral no interior do estado. O uso eficiente de
tecnologia também será priorizado, a fim de promover ganhos em agilidade,
produtividade, transparência, sustentabilidade e redução de custos.
O acordo ainda prevê a
qualificação e cadastramento de trabalhadores para atuarem junto às
mineradoras. Para isso, será utilizada a estrutura do SineBahia. Caso não haja
unidade do serviço na cidade, o SineBahia móvel será disponibilizado ou
instalado um posto provisório. A expertise do órgão também será aproveitada na
identificação e cadastramento das vagas informadas pelas empresas.
De acordo com o
secretário Davidson Magalhães, o segmento mineral não deve ser visto só pelo
aspecto extrativista, mas deve unir a expansão do setor com a geração de
emprego e renda para a população local: “A CBPM tem feito um processo de
expansão muito grande da exploração mineral em todo o estado da Bahia. Isso
envolve também qualificação de mão-de-obra. Nós vamos identificar o tipo de
qualificação profissional necessária para incorporar mão-de-obra regional e, a
partir daí, ofertaremos esses cursos”, pontuou o titular da Setre.
Já o
diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou a importância desta
parceria para ampliar o processo de interiorização da companhia, levando
energia natural até outras cidades baianas. “A BahiaGás está no seu processo de
expansão no fornecimento de gás, cumprindo os ditames da concessão e o
incentivo e a diretriz que o Governo do Estado, que é sócio controlador, nos
dá. Nós estamos interiorizando e, agora, nós estamos construindo o maior
gasoduto de distribuição do país, com 306 quilômetros, de Itagibá a Brumado.
Nesse movimento, nós estaremos atendendo o importante segmento da economia
baiana, que ainda não é atendido pelo gás natural, que é a mineração”, disse
Gavazza, que revelou ainda a expectativa de ampliar a atuação da BahiaGás até
Caetité, Piatã e no norte do Estado.
A SEI, com o
conhecimento técnico e científico sobre a realidade social e econômica do
estado, vai prover os órgãos com informações seguras e estratégicas para a
tomada de decisões. “Vamos utilizar toda a inteligência da SEI, o seu
ferramental tecnológico para poder analisar essas políticas públicas que a CBPM
estará implementando, para identificar quais são os ganhos efetivos para a
sociedade”, explica o diretor-geral da Superintendência, José Acácio Ferreira.
Ainda estiveram
presentes no evento o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia
(Fieb), Carlos Henrique Passos, Giulliana Brito, chefe de gabinete da
Secretaria de Turismo do Estado, e representantes do setor.
Fonte: AratuOn/A Tarde
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