A aposta entre 2 magnatas da mineração que
revolucionou o transporte terrestre há 2 séculos
Não foi na movimentada
Londres, na efervescente Berlim, tampouco na abarrotada Tóquio — as viagens de
trem sequer nasceram em uma grande cidade.
Tudo começou no alto
de um vale no País de Gales, no Reino Unido, quando os Elon Musks e Mark
Zuckerbergs do século 19 apostaram se era possível fazer uma locomotiva se
mover por conta própria.
Em 1804, um momento
histórico ocorreu quando um motor a vapor, desenvolvido pelo inventor britânico
Richard Trevithick, foi usado para impulsionar uma locomotiva sobre os trilhos.
“Foi um momento que
mudou o mundo para sempre”, conta o historiador Dan Snow.
• O ponto de partida
As origens do Expresso
do Oriente, da Ferrovia Transiberiana, do Expresso de Hogwarts, da saga Harry
Potter, e do trem da série de animação Thomas e Seus Amigos remontam à modesta
locomotiva de Trevithick, considerada por especialistas como a primeira no
mundo.
“Até aquele momento,
quase todas as pessoas viviam e morriam num raio de 18 quilômetros de onde
haviam nascido, e o mais rápido que alguém conseguia se deslocar era na
velocidade de um cavalo a galope”, explica Snow.
"Veja o mundo
agora. Muita gente tem família em outras regiões, os casamentos acontecem entre
pessoas de diferentes partes do globo, trabalhamos ao lado de pessoas do mundo
todo — chegamos ao trabalho de trem, ônibus, carro e até mesmo de avião."
“Foi um momento
extraordinário para a raça humana, um enorme avanço tecnológico. Essa revolução
começou em Merthyr Tydfil (cidade no País de Gales)."
“A melhor parte é que
isso aconteceu em resposta a uma aposta entre os empresários ricos, os Elon
Musks e Mark Zuckerbergs da época”, destaca o historiador.
• Qual foi a primeira locomotiva?
Trevithick já havia
sido pioneiro em motores a vapor de alta pressão estacionários para mineração —
e o empresário siderúrgico galês Samuel Homfray comprou uma participação na
patente dele, e o levou para trabalhar em suas usinas em Merthyr Tydfil.
“Trevithick já havia
criado uma locomotiva (rodoviária) chamada Puffing Devil (algo como "Diabo
Fumegante") em 1801, que era basicamente um trem a vapor para rodovias que
se movia por conta própria”, diz Snow.
"Mas pegou fogo e
ficou destruída, então realmente não funcionou. Ele tinha motores a vapor
estáticos funcionando, mas sonhava em fazer veículos se moverem sem
cavalos."
Homfray encorajou
Trevithick a colocar um motor a vapor em uma locomotiva montada sobre trilhos
para viajar por uma linha de bonde recém-construída, que ligava suas usinas em
Penydarren até um cais em Abercynon, a 16 quilômetros de distância — para
facilitar o escoamento do ferro.
Richard Crawshay, um
magnata da siderurgia concorrente, da cidade de Merthyr, estava aparentemente
cético em relação ao novo motor — então ele e Homfray fizeram uma aposta de £
525 (que era na época o ganho total estimado de uma pessoa ao longo da vida) se
funcionaria.
• Quando funcionou?
Após cerca de 12 meses
de construção, a inovadora locomotiva de cinco toneladas de Trevithick entrou
em funcionamento em 21 de fevereiro de 1804, transportando 70 pessoas e 10
toneladas de ferro ao longo das margens do Rio Taff, descendo o vale até Abercynon.
Trevithick diria logo
depois: "Continuamos nossa jornada com o motor... o motor, enquanto
funcionava, avançava quase oito quilômetros por hora; não colocamos água na
caldeira desde o momento em que partimos até o final da nossa jornada... e
foram consumidos 200 kg de carvão".
Na viagem de volta, um
parafuso da locomotiva Penydarren, como é conhecida hoje, se rompeu, causando
um vazamento na caldeira.
O fogo teve que ser
apagado, e a locomotiva só voltou para Merthyr no dia seguinte.
Além disso, a
locomotiva era tão pesada que quebrou os trilhos da linha de bonde — e logo foi
convertida em um motor estacionário que acionava um martelo na usina de Homfray
em Penydarren.
"No entanto,
Trevithick provou que uma locomotiva não apenas poderia se mover sozinha, como
também transportar uma carga viável por uma distância significativa",
explica a curadora principal do Museu de Gales, Jennifer Protheroe-Jones.
“Também silenciou os
céticos, que achavam que as rodas lisas de ferro não seriam capazes de se
agarrar aos trilhos lisos de ferro. Trevithick mostrou que eram capazes."
"Foi realmente o
início de uma revolução no transporte ferroviário. A locomotiva Penydarren é a
bisavó de todos os trens, já que foi nesta fase mais rudimentar que tudo
começou", resume.
• Por que isso aconteceu no País de Gales?
O País de Gales é
considerado uma das primeiras nações industriais do mundo, e o sul do país foi
o centro da revolução e da inovação — uma vez que o carvão era extraído dos
seus vales e transportando para o resto do mundo.
“Algo extraordinário
estava acontecendo no País de Gales há 200 anos, quando basicamente se tornou a
primeira região do mundo a se industrializar — e isso mudaria o mundo”, afirma
Snow.
“A forma como todos
nós vivemos agora — em nossas fábricas, em nossos deslocamentos diários, em
nossas vidas mecanizadas, trabalhando em indústrias globalizadas, tudo começa
no País de Gales e (na região inglesa de) West Midlands.”
Merthyr Tydfil era o
centro da produção de ferro, e a cidade mais populosa do País de Gales no
início do século 19.
Trabalhadores do mundo
todo, incluindo Trevithick, foram trabalhar em sua indústria siderúrgica e de
mineração.
“O País de Gales foi
um dos grandes redutos da Revolução Industrial, que se espalhou pela Europa e
mais tarde pelo mundo”, acrescenta Protheroe-Jones.
"O País de Gales
era o centro mundial da produção de folha de flandres e de ferro — grandes
coisas estavam acontecendo aqui, e os inventores estavam vindo para desenvolver
suas ideias. O País de Gales, naquele momento, era um dos grandes centros de avanço
tecnológico."
• Quem construiu a primeira locomotiva?
Embora Trevithick
tenha inventado a primeira locomotiva ferroviária do mundo, George Stephenson é
considerado amplamente como o pai da ferrovia.
Stephenson construiu a
primeira locomotiva a vapor para transportar passageiros em uma linha de trem
pública — a Ferrovia de Stockton e Darlington — em 1825, antes de inaugurar a
primeira linha de trem intermunicipal pública do mundo, a ferrovia de Liverpool
e Manchester, cinco anos depois.
“Stephenson aperfeiçoa
a ideia de uma ferrovia, do início ao fim”, observa Snow.
"Não só inventou
a locomotiva, como também inventou os trilhos, as sinalizações, os protocolos —
ele inventou as viagens de trem intermunicipais."
"É por isso que
ele é lembrado como o pai das ferrovias, mas Trevithick é sem dúvida o
avô."
Trevithick, filho de
um gerente de mina, não tinha formação acadêmica, mas revelou um talento
intuitivo para engenharia que fez com que os historiadores o descrevessem como
um ponto fora da curva.
“Trevithick não teve
uma publicidade tão boa quanto Stephenson, que era excelente em se
autopromover”, acrescenta Protheroe-Jones.
"Mas seu feito
supera o de Stephenson porque demonstrou que uma locomotiva a vapor era uma
engenhoca viável e poderia ser economicamente útil."
"Os
empreendimentos de Stephenson e todas as outras inovações ferroviárias se devem
a Trevithick, que inventou a primeira máquina a vapor capaz de se mover sozinha
e transportar uma carga", destaca.
Esta foi apenas uma
das muitas invenções de Trevithick, que era pai de seis filhos. Mas depois de
uma série de experiências fracassadas nos negócios, ele morreu sem um tostão no
bolso, aos 62 anos, em 1833.
E acabou sepultado em
uma cova anônima.
Fonte: BBC News Brasil
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