quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

GOVERNADOR ANUNCIA INÍCIO DA SONDAGEM PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR-ITAPARICA

O governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, em suas redes sociais, o início do primeiro passo para a construção da ponte entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A etapa começou na tarde desta quarta-feira (31), no município de Vera Cruz, onde foram coletadas amostras do terreno onde haverá a instalação de pilares.

“A sondagem é o primeiro passo para a compreensão das características do solo e definição da fundação da ponte. Junto ao presidente Lula, estamos completamente empenhados para que esse sonho se torne realidade, transformando a vida de baianas e baianos”, publicou o governador.

Jerônimo havia anunciado no final de dezembro que a sondagem para a construção da ponte Salvador-Itaparica seria iniciada pela concessionária chinesa em 8 de janeiro. No entanto, a previsão não se concretizou, resultando em críticas por parte dos oposicionistas.

O processo de sondagem abrangerá a ilha de Itaparica, Salvador e a Baía de Todos-os-Santos. Após a conclusão desta etapa, a concessionária prosseguirá com a dragagem, uma atividade de engenharia destinada a planejar, desenvolver e executar soluções ambientais para a remoção de sedimentos do leito de corpos hídricos.

A concepção da ponte Salvador-Itaparica é uma ideia discutida na Bahia desde a década de 1960. Contudo, somente em 2009, durante o governo de Jaques Wagner (PT), a administração estadual começou a dar os primeiros passos para sua realização.

O projeto enfrentou diversos obstáculos, e as obras, inicialmente previstas para começar durante o governo de Rui Costa (PT), sofreram atrasos. De acordo com o então governador e atual ministro da Casa Civil, a elevação dos preços dos insumos durante a pandemia de Covid-19 foi o principal motivo pelo qual a construção não teve início.

A expectativa é que a obra tenha um custo superior a R$ 13 bilhões.

 

Ø  ORLA DE PITUAÇU TERÁ UM ENORME ELEVADO DE CONCRETO. O QUE DIZEM OS URBANISTAS E A PREFEITURA

 

A nova orla de Pituaçu que está sendo construída pela Prefeitura de Salvador terá as pistas de rolamento para carros bem afastadas da praia e das vias de pedestres e ciclistas. As vias para automóveis  serão afastadas do calçadão  que terá cerca de 10 metros, com restaurantes, quadras de esportes e quiosques e um elevado de concreto gigantesco de 16 metros de largura e bem alto, passando por cima das pistas e ligando o Parque de Pituaçu  a orla Atlântica.

Urbanistas ouvidos pelo Bahia Econômica criticaram o projeto, afirmando que a Prefeitura de Salvador está colocando estruturas de concreto por toda a cidade e que isso tiraria a leveza da orla. Segundo eles, a passarela para pedestres poderia ser plana, sem necessidade de elevado de concreto. Manifestaram também preocupação com o afastamento das vias alegando que a região pode ficar despovoada especialmente à noite.

O portal Bahia Econômica ouviu então o presidente da Fundação Mario Leal Ferreira, Tânia Scofield, responsável pela concepção do projeto que explicou a razão da passarela e disse que os equipamentos que serão instalados evitarão que a orla fique vazia.

Segundo ela, a passarela é realmente gigantesca, mas estará integralmente integrada ao projeto e totalmente arborizada.

“Será uma passarela para pedestres e ciclistas e toda arborizada, existindo inclusive um canteiro central. O objetivo é ligar o Parque de Pituaçu à orla, que será um verdadeiro parque linear, e assim integrar as áreas de lazer. Tentamos fazer isso inicialmente através de um “mergulhão”(túnel) que passaria por baixo das pistas, mas no local passam as adutoras da Embasa e o “mergulhão ficou inviável”, disse Tânia.

Questionada sobre o afastamento das pistas e a possibilidade da orla ficar deserta, Scolfield disse que a intenção foi ampliar a área de lazer e que no calçadão haverá três restaurantes, quiosques e quadras de esporte o que deve garantir o povoamento.

Em relação ao fato de se colocar uma estrutura de concreto pesada no local, ela afirmou que, quando estiver pronta, ela terá leveza pois será uma passarela para pedestres e ciclistas e será arborizada com canteiros centrais, sendo que os materiais usados serão granito e pedra portuguesa. Veja a construção e as fotos do projeto.

 

 

Ø  GOVERNO FEDERAL PAGA R$ 12,3 BILHÕES EM DÍVIDAS DE ESTADOS E MUNICÍPIOS EM 2023

 

A União pagou cerca de R$ 12,29 bilhões em dívidas atrasadas de estados e municípios em 2023, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, nesta quarta-feira (30). O dado está incluído no Relatório de Garantias Honradas pela União em operações de crédito.

Os valores foram pagos porque a União é garantidora dos estados e municípios em operações de crédito junto a instituições financeiras.

No ano passado, a União pagou dívidas desses estados:

  • Rio de Janeiro: R$ 4,61 bilhões;
  • Minas Gerais: R$ 3,56 bilhões;
  • Rio Grande do Sul: R$ 1,39 bilhão
  • Goiás: R$ 919 milhões;
  • Maranhão: R$ 681 milhões.
  • Pernambuco: R$ 645 milhões;
  • Piauí: R$ 334 milhões;
  • Espírito Santo: R$ 61,7 milhões.

O governo também honrou as dívidas destes municípios:

  • Taubaté (SP): R$ 65,5 milhões;
  • Corumbá (MS): R$ 15,1 milhões;
  • Santanópolis (BA): R$ 240 mil.

Desde 2016, no total, a União fez o pagamento de R$ 63,98 bilhões visando honrar garantias em operações de crédito de estados e municípios.

 

Fonte: Bahia Econômica

 

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