quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Quais são as coisas que a bíblia proíbe, mas os cristãos continuam fazendo?

A lista é tão grande que se você crê ser necessário seguir a Bíblia à risca para chegar ao Céu, então você está lascado! Na verdade, Martinho Lutero já havia se dado conta disso, lá no século XVI, e a saída que encontrou foi dizer que a salvação se daria pela fé, já que seria impossível seguir a lei de Deus. Calvino, um pouco antes, chegou a uma conclusão diferente a partir da mesma premissa: como é impossível ao ser humano seguir a lei de Deus, a conclusão é que estamos todos lascados e a salvação, se é que será possível, resultará da escolha de Deus, não é nem mesmo nossa fé que nos salvará. Católicos em geral acreditam que é possível ser salvo seguindo a lei de Deus, já que Jesus supostamente revogou o Antigo Testamento. Cristãos não católicos e não fundamentalistas acreditam que seja lá qual for o mecanismo de salvação, é importante pelo menos tentar seguir os mandamentos, para provar a Deus que você não é um cuzão completo. A maioria das seitas cristãs mais radicais discordam dessa necessidade: ou Deus não vai se convencer, ou então ele não se importa se você é ou não…

>>> Segue a minha lista de coisas inesperadas que muita gente faz, mas que o fiel não deveria fazer:

Comer chouriço ou frango ao molho padro (Gênesis 9:4)

Fazer esculturas (quarto mandamento)

Botar fogo na vegetação (Êxodo 22:6)

Comer cheeseburgers (Êxodo 23:19)

Levar seu bichinho de estimação para dormir com você (Êxodo 22:19)

Cobrar juros (Êxodo 22:25)

Fazer o que todo mundo faz, sem saber se está certo (Exodo 23:2)

Aceitar suborno (Êxodo 23:8)

Comer gordura (Ex 3:16), bacon nem pensar, pois além de ser gordura, é carne de porco…

Comer carne de porco e de coelho (Levítico 11:4)

Comer carne de rã (Levítico 11:20)

Nudismo (Levítico 18:6–8)

Pagar salário mensalmente (Levítico 19:13)

Fofocar (Levítico 19:16)

Reclamar da vida (Levítico 19:18)

Usar tecidos de mescla (Levítico 19:19) ou fazer cultivo conjugado de plantas (idem), uma prática que Deus não sabe ser excelente para preservar o solo (melhor que deixar a terra descansar no sétimo ano).

Cortar o cabelo e fazer a barba (Levítico 19:27)

Tatuar-se (Levítico 19:28)

Trabalhar em primeiro de Julho (Levítico 23:25) ou, se você contar a partir da primavera, como no antigo calendário judaico, em primeiro de novembro.

Comer uvas (Números 6:34)

Quebrar promessas (Números 30:2)

Desobedecer uma ordem da justiça (Deuternônimo 17:2)

Conversar com idiotas (provérbios 23:9)

Alegrar-se com a desgraça do inimigo (provérbios 24:17)

Tentar mudar o mundo (provérbios 24:21)

Falar que as coisas eram melhores antigamente (Eclesiastes 7:10)

 

       O que significa o versículo que diz "tudo me é lícito, mas nem tudo me convém"?

 

Esse versículo se trata de 1 Coríntios 6:12 que na Tradução do Novo Mundo diz: “Tudo me é permitido*, mas nem tudo é vantajoso.” (A nota declara: “ou: lícito”.)

Para entendermos melhor este versículo, primeiro temos que ver o contexto.

No começo do capítulo 6, Paulo estava aconselhando os cristãos em Corinto para que quando surgissem problemas entre eles de pouca importância, especialmente na área de negócios, que eles não recorressem aos “juízes do mundo”, porque isso poderia manchar a reputação dos cristãos, dando a entender que eles eram briguentos e que não se respeitavam entre si. Em vez disso, seria melhor sofrer a injustiça, ou o prejuízo para não causar vergonha perante os outros. (1 Coríntios 6:1–8)

Já nos versículos 9 e 10, Paulo estava se referindo a práticas graves que condenariam os cristãos. Práticas essas que muitos deixaram para trás para se tornarem cristãos. (1 Co 6:11)

Assim, chegamos no versículo 12 que fala que, se referindo ao caso de levar os seus irmãos aos tribunais por questões de pouca importância, diz que “tudo é permitido, mas nem tudo é vantajoso.” Ou seja, não era errado perante a Bíblia e as orientações de Deus de os cristãos levarem um ao outro aos tribunais para resolver problemas pequenos, porém não era vantajoso, no sentido de que isso poderia manchar a reputação dos cristãos.

 

       Sou ateu. Por onde começar a estudar a Bíblia e por que devo?

 

Comece por Números 22. O episódio da Jumenta Falante é bem engraçado.

Se for mulher, Coríntios 14.33–35 para aprender a se comportar na igreja:

33 Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos,

34 permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a Lei.

35 Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja.

Se for homem, Números capítulo 31.15–18 para aprender a a tratar as mulheres corretamente:

"Vocês deixaram todas as mulheres vivas? ", perguntou-lhes.

"Foram elas que seguiram o conselho de Balaão e levaram Israel a ser infiel ao Senhor no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a comunidade do Senhor.

Agora matem todos os meninos. E matem também todas as mulheres que se deitaram com homem, mas poupem todas as meninas virgens.

Da hora né? Mas podemos ir para as regras, por favor

•        Cortar cabelo e fazer a barba

Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem danificareis as extremidades da tua barba. Levítico 19:27

•        Tirar na hora para não fazer filhinho

Onã, porém, soube que esta descendência não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando possuía a mulher de seu irmão, derramava o sêmen na terra, para não dar descendência a seu irmão. E o que fazia era mau aos olhos do Senhor, pelo que também o matou. Gênesis 38:9-10

•        Fazer tatuagem e piercings

Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o Senhor. Levítico 19:28

•        Ter cão e gato em casa, diversas flores no jardim, ou roupas de tecido diferente

Guardarás os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo não semearás sementes diversas, e não vestirás roupa de diversos estofos misturados. Levítico 19:19

•        Divorciar-se

Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo. E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela. E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera. Marcos 10:7-12

•        Entrar na igreja sem os genitais intactos – ou sem o nome do pai na certidão de nascimento

Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR. Nenhum bastardo entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor. Deuteronômio 23:1-2

•        Sendo mulher, orar com brincos de ouro ou roupas caras – ou ensinar as Escrituras

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos, Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. 1 Timóteo 2:9-12

•        Comer frutos do mar

Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e todo o ser vivente que há nas águas, estes serão para vós abominação. Levítico 11:10

•        Pegar nas bolas de um outro homem para defender o marido

Quando pelejarem dois homens, um contra o outro, e a mulher de um chegar para livrar a seu marido da mão do que o fere, e ela estender a sua mão, e lhe pegar pelas suas vergonhas, Então cortar-lhe-ás a mão; não a poupará o teu olho. Deuteronômio 25:11-12

•        Comer uma picanha mal passada

Estatuto perpétuo é pelas vossas gerações, em todas as vossas habitações: nenhuma gordura nem sangue algum comereis. Levítico 3:17

•        Fazer sexo antes do casamento

Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti. Deuteronômio 22:20-21

Mas tem direitos também né? Afinal, a bíblia diz como é possível ter escravos:

E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão. E possuí-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros. Levítico 25:44-46

Cara, tem tanto lugar pra começar a ler a bíblia quanto tem motivo para você não perder tempo com essas baboseiras.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário