segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Por que as igrejas evangélicas possuem tantas denominações?

A pergunta é "Por que as igrejas evangélicas possuem tantas denominações?"

Há várias causas para isso. Em primeiro lugar, o Protestantismo surgiu em uma época em que uma igreja multinacional centralizada (Igreja Romana) praticava diversos abusos. Para quem se lembra, a Igreja Romana vendia indulgências e isso era algo comum. A Igreja só fazia a missa em latim, com o padre virado de costas para o povo.

Logo, a primeira ideia do Protestantismo é que a Igreja institucional é falível. O Protestantismo nasceu do questionamento à Igreja da época e estabelecendo que apenas a Bíblia é infalível fonte de doutrina (Sola Scriptura). Por isso, não foi criado um poder central que governasse todos os protestantes, porque esse poder poderia levar ao erro do mesmo modo que o Papado fez.

Assim, o Protestantismo se desenvolveu em várias igrejas nacionais. E em cada lugar, essas igrejas nacionais adotavam doutrinas diferentes.

A Igreja da Escócia adotou o Calvinismo e o sistema de governo presbiteriano. A Igreja da Inglaterra criou o Anglicanismo, misturando elementos calvinistas e católicos romanos. A Igreja da Dinamarca adotou o Luteranismo e um sistema de governo episcopal e assim vai.

Depois disso, essas igrejas se espalharam para diversos países e suas missões e migrações geraram novas igrejas nacionais.

Devido a perseguição religiosa contra os protestantes, os mesmos também passaram a defender a separação entre a igreja e estado, e liberdade religiosa, como forma de se protegerem.

A combinação de liberdade religiosa e possibilidade de questionamento da igreja institucional permitiu que várias questões doutrinárias fossem debatidas entre protestantes, levando ao surgimento de batistas, metodistas, adventistas e pentecostais ao decorrer dos séculos.

Por último, mas não menos importante, os pentecostais (que surgiram depois de 1906) se dividiram em incontáveis grupos, completamente descentralizados e diversificados. Isso se deve a um novo elemento na crença pentecostal. Além da possibilidade de questionamento da igreja, o Pentecostalismo inaugurou a possibilidade da pessoa receber a "ordem" direta de Deus para sair e fundar uma nova igreja ou mesmo em um sonho, visão ou revelação para isso.

Você pode observar que no Brasil há 2 grandes denominações luteranas (com a maior concentrando cerca de 70% dos luteranos), 5 denominações presbiterianas relevantes (com a maior concentrando cerca de 70% dos presbiterianos), 3 denominações anglicanas amplamente conhecidas (com a maior concentrando até 90% deles), 4 denominações batistas amplamente espalhadas (com a maior concentrando cerca de 70% dos batistas), algumas denominações metodistas (com a maior concentrando mais de 66% dos metodistas).

Todavia, no âmbito pentecostal, não é possível nenhum mesmo supor quantas denominações existem no Brasil e nem temos estimativas de quanto são membros da maior (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) porque o nome dela (Assembleia de Deus) é usado por diversas denominações diferentes.

E por fim, temos sim muitas falsas igrejas, fundadas por charlatões que desejam apenas ganhar dinheiro e abusar dos fiéis. Eles fundam novas igrejas por interesse próprio.

Por isso, quando alguém vai escolher uma igreja para congregar, é melhor estudar sobre sua história, sua doutrina, o porquê da sua existência.

 

       No mundo espiritual só há um Deus Criador Soberano?

 

¹⁰ Os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo:

¹¹ Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:10,11

[depois destas coisas acima descritas] só há Um Deus, O SENHOR - aO qual por todos somente a Ele foi entregue todo o poder e toda a glória e toda a honra.

 

       Todas as religiões físicas sem exceção, é fraude perante Deus?

 

segundo Jesus Cristo revelou, a seara é grande porém poucos são os obreiros, de forma que Ele rogou aO Pai para que enviasse ceifeiros - que também podes chamar assim as religiões.

nenhuma delas é "fraude", e sim ferramenta - o que ocorre é que alguns cristãos que andam mais preocupados com o dinheiro do que com a Palavra de Deus nisto se perdem, lutando contra o que não devem e fazendo com que "mais obreiros faltem" para com a tarefa exigida.

Leia o evangelho.

 

       Sou evangélico, porque para os catolicos Maria é nossa senhora?

 

Pessoalmente sou ateu mas vamos supor que acreditaria em Jesus e na Bíblia, seja católico, evangélico, calvinista, ortodoxo ou o que seja.

Jesus teve, segundo a Bíblia, mãe. Uma mãe escolhida por Deus devido às suas virtudes e qualidades. Deus poderia ter criado Jesus a partir da terra, como Adão, mas preferiu que nascesse filho de uma mulher.

Existem evangélicos que acham que a mulher deu à luz Jesus Cristo, que o criou e educou, não merece respeito. Esses mesmos evangélicos consideram-se cristãos mas faltam ao respeito à senhora.

Realmente religiosos não fazem sentido.

 

       Alguns pastores desviam dinheiro do dízimo?

 

NUNCA ! Os dízimos são divididos igualmente entre o pastor e Deus. Ao final da coleta dos dízimos, os pastores neo-pentecostais, vão a um recinto ao céu aberto e jogam o dinheiro para o ar. O que Deus pegar é de Deus. O resto é do pastor.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário