terça-feira, 31 de outubro de 2023

Salvador é a 6ª cidade que mais consome artigos para casa e decoração no Brasil

Segundo a Pesquisa Setorial produzida com exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), Salvador ocupa a 6ª posição no ranking nacional de consumo de artigos para casa e decoração. A participação do município no consumo geral do segmento foi de 1,8%, em 2022.

Salvador ocupa 6ª posição no ranking, ficando atrás de cidades como São Paulo (1ª), Rio de Janeiro (2ª), Brasília (3ª), Porto Alegre (4ª), Belo Horizonte (5ª) e à frente de Curitiba (7ª), Recife (8ª), Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).

Cenário Nacional

De acordo com o estudo apresentado pela ABCasa, o mercado de varejo de artigos para casa, decoração, presentes, celebrações e utilidades domésticas do Brasil apresentou números expressivos em 2022, revelando um setor robusto e em crescimento constante, que movimentou mais de R$ 96,3 bilhões no ano passado, envolvendo 238,8 mil pontos de venda em todo o país.

Dentre esses pontos de venda, 135,2 mil são lojas de varejo especializadas em artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas, enquanto 103,7 mil são pontos de venda de varejo não especializado, incluindo lojas de departamentos, variedades e home centers.

"É importante ressaltar que o nosso setor empregou um total de 2,7 milhões de pessoas em 2022, tanto em lojas especializadas como em varejistas não especializados." aponta Eduardo Cincinato, presidente da ABCasa.

A produção local de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas em 2022 correspondeu a R$ 54 bilhões, em valores líquidos, sem impostos, por meio de 25,9 mil unidades produtoras que empregam diretamente 458,5 mil funcionários.

No que diz respeito ao comércio exterior, o setor de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas fez importações no valor de US$ 1,3 bilhão em valores FOB (Free on Board) em 2022. Paralelamente, as exportações brasileiras desses produtos somaram US$ 897 milhões, também em valores FOB, no mesmo período.

Outro destaque dessas estatísticas é o consumo residencial nas principais cidades brasileiras. Entre as dez maiores cidades em consumo de artigos para casa, destacam-se: São Paulo com 9,2%, Rio de Janeiro com 4,5%, Brasília com 2,6%, Porto Alegre e Belo Horizonte, ambos com 2,4%. Esses municípios são vitais para o mercado de varejo desse setor.

Segundo o presidente da ABCasa, esses dados demonstram a vitalidade e a importância do mercado de artigos para casa, decoração, celebrações, presentes e utilidades domésticas no Brasil.

“O nosso setor, ao lado da construção civil, teve um aumento expressivo no pós-covid 19 e o resultado direto foi o aumento no número de lojas, produção e profissionais ligados ao segmento. Houve uma mudança de mentalidade do consumidor final, que passou a ter um novo olhar para a casa e hoje investe mais em decoração”, destaca Eduardo Cincinato.

•        Recife (PE) entra no TOP 10

Recife agora está entre as 10 maiores cidades no ranking de consumo no varejo de artigos para casa e decoração. Segundo a Pesquisa Setorial produzida com exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), a cidade saltou para a 8ª posição em 2022, subindo três posições, já que em 2019 ocupava a 11ª colocação.

A participação do município no consumo total da categoria atingiu a porcentagem de 1,3%, enquanto em 2019 sua participação foi de 0,9%. Recife agora está à frente de Fortaleza (9ª) e Goiânia (10ª).

•        São Luís do Maranhão salta 10 posições no ranking

São Luís (MA) agora ocupa a 19ª posição no ranking de consumo de artigos para casa e decoração, segundo o mapeamento produzido pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o instituto IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), a cidade saltou dez posições, no mesmo período em 2019, ocupou a 29ª colocação.

A participação do município no consumo geral do segmento foi de 0,4% (2019) para 0,5% (2022). A distribuição dos artigos de consumo para o Estado do Maranhão foi de 1,6%.

Considerando o ranking das 150 maiores cidades brasileiras em consumo de artigos para casa e decoração, o município se destaca ficando à frente das cidades Florianópolis (SC) , João Pessoa (PB) , Niterói (RJ) e Caxias do Sul (RS).

•        Cuiabá sobe 20 posições

Cuiabá é destaque na pesquisa inédita realizada pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).

O estudo revela que a cidade saltou da 33ª posição, em 2019,  para a 13ª colocação, em 2022, entrando no ranking das 15 maiores cidades em consumo de artigos para casa, decoração, presentes e utilidades domésticas.

Reconhecida como uma das cidades que mais cresce economicamente no país, o município demonstra um aumento significativo do poder aquisitivo de sua população. Isso justifica o salto na participação no consumo total da categoria de 0,4% (2019) para 0,7% (2022), foram 0,3% de aumento em um curto período de tempo.

O município ficou à frente das outras cidades que compõem o Top 20 da lista: Guarulhos (14ª), Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió (17ª), São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).

•        Campo Grande (MS) se mantém entre as 20

Segundo a Pesquisa Setorial produzida com exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), Campo Grande ocupa a 11ª posição no ranking nacional de consumo de artigos para casa e decoração.

A participação do município no consumo geral do segmento foi de 1,1%, em 2022. A cidade ficou à frente das outras cidades que compõem o Top 20 da lista: Campinas (12ª), Cuiabá (13ª), Guarulhos (14ª), Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió (17ª), São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).

•        Goiânia se mantém entre as 10

Goiânia permanece entre as 10 maiores cidades do Brasil em consumo de artigos para casa e decoração, segundo responsável por 1,2% das compras do setor, é o que aponta a Pesquisa Setorial produzida com exclusividade pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).

A participação da cidade no consumo geral do segmento atingiu 1,1%, em 2019, com aumento de 0,1% para 2022 (1,2%).

O município ficou à frente das outras cidades que compõem o Top 20 da lista: Campo Grande (11ª), Campinas (12ª), Cuiabá (13ª), Guarulhos (14ª), Manaus (15ª), Belém (16ª), Maceió (17ª), São Bernardo do Campo (18ª), São Luís (19ª) e Florianópolis (20ª).

 

Fonte: ABCasa

 

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