quinta-feira, 29 de junho de 2023

Fazer palavras cruzadas ajuda na memória?

Você sabia que fazer palavras cruzadas ajuda na memória? A brincadeira cognitiva já foi levantada como benéfica para a saúde mental e neurológica em diversas hipóteses. Porém, alguns estudos já mostraram que seus resultados no cérebro ajudam a atrasar ou reduzir as chances de comprometimento cognitivo leve em pessoas mais velhas.  

·         Qual a origem da palavra cruzada?

Essas brincadeiras que exercitam o cérebro já existem há muitos séculos, desde que a linguagem foi ganhando força em diferentes sociedades, os humanos brincam com as palavras. Entretanto, foi apenas em 1913 que as palavras cruzadas que conhecemos hoje foram introduzidas pela primeira vez.

O responsável pela criação das palavras cruzadas conhecidas atualmente, aquelas em jornais e em revistinhas, foi Arthur Wynne, um jornalista de Liverpool que trabalhava em Nova York. Ele deu a ideia para o jornal que trabalhava — a brincadeira era baseada em um jogo de salão vitoriano chamado Magic Square (Quadrado Mágico).

A premissa era a seguinte: os participantes deveriam preencher um quadrado com palavras que podem ser lidas tanto na vertical como na horizontal. A primeira publicação foi na sessão de entretenimento do jornal New York World, onde Wynne trabalhava como editor. 

As palavras cruzadas fizeram a demanda crescer, e em 1924 foi publicado pela primeira vez um livro focado apenas neste tipo de passatempo. Não demorou muito tempo para surgirem revistas especializadas surgirem, como a FadCrossword Puzzle e a Dell Crossword Puzzles

Já no Brasil, a primeira palavra cruzada foi publicada em 1925 pelo jornal carioca “A Noite”. A capa da edição fazia referência a novidade, apresentando-a como um passatempo moderno que estava fazendo muito sucesso entre os norte-americanos. 

·         Quais os benefícios de fazer palavras cruzadas?

Por décadas os cientistas têm se dedicado para entender a função de jogos cognitivos na melhora de condições como demência ou Alzheimer. As palavras cruzadas já foram apontadas como uma opção para esse tratamento, afinal, fomentam o aprendizado constante. 

Um estudo, publicado pela NEJM Evidence, com pesquisadores da Duke and Columbia University, fez a análise dessa possibilidade com voluntários de cerca de 71 anos. Eles foram treinados para fazer palavras cruzadas computadorizadas e outros jogos cognitivos.

Ao todo foram 107 participantes com comprometimento cognitivo leve. Uma metade deles teve que fazer palavras cruzadas e a outra se dedicou a outros jogos cognitivos durante 12 semanas. Durante esse período eles eram acompanhados por neurologistas, que buscavam qualquer mudança em seu estado de saúde.

No final do estudo foi possível observar que as palavras cruzadas foram mais eficientes em melhorar o funcionamento cognitivo dos pacientes. Além disso, a redução cerebral — comum em pacientes idosos com quadros de demência — também foi menor do que aqueles que participaram de outros jogos. 

Apesar de não ser uma cura para as condições, a prática de fazer palavras cruzadas ajuda na memória daqueles que têm risco de desenvolvê-las. Desta forma, consegue diminuir a gravidade dos quadros, dependendo da frequência em que são feitas. Estudiosos apontam que o efeito benéfico dessa brincadeira com palavras foi quase o mesmo que os medicamentos utilizados no tratamento de demência e Alzheimer. 

·         Procure outros tratamentos e ajudas

Mesmo que as palavras cruzadas sejam benéficas para o funcionamento cognitivo, elas não devem ser usadas como tratamento da condição. O acompanhamento médico é essencial para quadros neurológicos, e o hábito de fazer jogos cognitivos com palavras deve ser apenas um passatempo.

É importante lembrar que depois de muito tempo fazendo palavras cruzadas, o cérebro pode se acostumar com a brincadeira e não ser mais estimulado. Por isso, é bom variar e encontrar jogos variados e criativos que também sirvam a mesma função.

Se você apresentar os seguintes sinais, procure ajuda médica: 

  • Esquecer palavras e ideias constantemente;
  • Perguntar a mesma coisa várias vezes;
  • Trocar as palavras enquanto conversa;
  • Demorar demais para completar tarefas simples;
  • Se perder enquanto anda por locais familiares;
  • Ter mudanças de humor e personalidade inexplicáveis.

 

Ø  Letramento digital: o que é, tipos e importância

 

O letramento digital é um termo usado na educação que se refere à habilidade de utilizar as tecnologias para encontrar, avaliar, criar e comunicar informações que exigem competências cognitivas e técnicas. De maneira simples, é a capacidade de utilizar os meios digitais como dispositivo comunicacional para educação, trabalho e entretenimento.

·         Qual é o conceito de letramento digital?

No português, a palavra “letramento” está ligada à alfabetização, ao desenvolvimento de leitura e interpretação de um indivíduo. Porém, quando se fala do letramento digital, o conceito abrange muito mais a leitura online. Ele se refere a adaptação, uso e aplicação dos meios digitais.

Segundo a estudiosa Hiller Spires, professora de letramento e tecnologia na Universidade Estadual da Califórnia, o letramento digital pode ser dividido em três tipos diferentes: o de consumir e encontrar conteúdos digitais; criar conteúdos digitais; e comunicar ou partilhar esses conteúdos.

<<<<Quais são os tipos de letramento digital?

·         Consumir e encontrar conteúdos digitais

A multimodalidade é um aspecto muito forte do ambiente digital. Isso significa que, apesar de existirem literaturas semelhantes às da vida real — textos que não se mexem e é necessário apenas virar a página para ler —,  existe também uma variedade gigantesca de produtos de hipermídia que garantem a cada leitor uma experiência diferente.

Em um PDF normal a pessoa pode simplesmente abrir o documento e ir passando as páginas para fazer a leitura. Porém, em um texto de hipermídia é possível clicar em hiperlinks para outras informações, ver vídeos e imagens, ouvir áudios e até mesmo interagir com infográficos.

É essencial que o leitor tenha o letramento digital necessário para saber processar essas informações. Para que então ele escolha onde clicar primeiro, e se prefere ler o texto ou ouvir o podcast.

Além disso, saber encontrar esse conteúdo também é um elemento chave para o letramento digital. Procurar informações em buscadores online é apenas o primeiro passo para a busca deste material, o indivíduo pode desenvolver a habilidade de pesquisar em bases de dados, em redes sociais e em aplicativos.

·         Criação de conteúdo

Outro tipo de letramento digital é a criação de conteúdo, isso inclui saber escrever em formatos como e-mail, blogs, postagens em redes sociais e em outros tipos de meio de comunicação, como podcasts e vídeos.

Esse letramento digital oferece um tipo de poder social para aqueles que fazem o uso da internet. Afinal, eles têm a capacidade de informar e se comunicar com outros indivíduos através do conteúdo compartilhado.

Desta forma, criar esse material criativo e colaborativo envolve experimentação e tomada de riscos. A criação de conteúdo digital traz consigo bem mais riscos que o conteúdo impresso, já que pode ser compartilhado com muito mais pessoas e ter uma resposta global.

·         Compartilhar e comunicar

Ao contrário da escrita normal, a escrita digital é feita para a comunicação com os outros, sendo participativa, colaborativa e fácil de usar. Ou seja, através do letramento digital o indivíduo consegue participar ativamente da sociedade civil, contribuindo com informações e funções comunitárias.

Porém, esse ponto não é de todo positivo. Como qualquer pessoa na internet pode escrever e informar a qualquer momento, a probabilidade do surgimento de falsas informações e a repercussão de atitudes negativas pode contribuir para o embate social, a segurança, reputação e a privacidade de um indivíduo.

É aí que entra o letramento digital. Ter conhecimento sobre a credibilidade daquilo que você escreve e consome é essencial para o aprendizado midiático e digital. Através do letramento uma pessoa pode aprender que antes de acreditar em uma informação, ela deve primeiro checar as fontes e os intuitos daquele que está informando. Assim, se torna mais protegida de dados incorretos e as tais “fake news”.

<<<< Qual a importância do letramento digital?

·         Diminuir a distância entre estudantes e professores

Com o avanço tecnológico, e a inserção dos jovens no mundo digital, a distância dos estudantes e dos professores quando se fala de letramento digital é perceptível. Já existem estudos que apontam que, devido a faixa etária média dos educadores — mais de 38 anos —, eles têm menos conhecimento sobre o uso das tecnologias que seus alunos.

Fazer a inserção de professores no mundo digital é um dos primeiros passos para uma educação mais didática. As tarefas escolares podem ser facilitadas por aplicativos e ferramentas educacionais, trazendo dinamismo para a transmissão de conhecimento.

Os estudantes também devem ser incluídos no processo de letramento digital, principalmente aqueles de baixa renda — que costumam ter menos acesso à tecnologia recente. Para que assim cresçam como adultos letrados tecnologicamente e estejam mais integrados no ensinamento.

·         Preparar as pessoas para o ambiente profissional

O avanço tecnológico tornou o meio digital parte dos pequenos detalhes da vida humana. É possível acessar cardápios através de QR Codes e até mesmo fazer transações bancárias em segundos. Por isso, o letramento digital é imprescindível para que as pessoas vivam em sociedade, mas não só isso, para que elas tenham maiores oportunidades de trabalho.

Oferecer letramento digital para crianças, jovens e adultos também é gerar empregos e abrir caminho para a realização de sonhos. Ter conhecimento digital tem sido um diferencial no currículo desde que a tecnologia ganhou espaço na vida das pessoas.

·         Inclusão de pessoas com idade avançada

Desenvolver habilidades digitais durante a infância facilita o letramento digital das pessoas. Porém, alguns idosos encontram certa dificuldade em se conectar com a tecnologia. Afinal, a grande maioria não teve acesso a esse aprendizado quando ainda eram jovens, o que dificulta sua relação com o meio digital.

Através de cursos de letramento digital para pessoas idosas, essa população consegue se adaptar o máximo possível aos avanços tecnológicos. Desta forma, não ficam para trás quando se trata do uso de redes sociais, aplicativos de banco e buscadores inteligentes. A inclusão desses indivíduos aprimora a sua relação com as novas gerações.

·         Como aplicar o letramento digital?

Para ser eficaz a longo prazo, o letramento digital deve começar na infância e seguir durante toda a vida — já que sempre existem novas tecnologias surgindo. Desta maneira, professores podem trabalhar com seus alunos o uso de meios digitais, como aplicativos organizacionais, de apresentação ou de pesquisa.

Mas para além do ensino de crianças, pessoas mais velhas também devem ter acesso a esse tipo de educação. Através do ensino focado em pessoas de idade avançada e leigas no assunto, é que se alcança o objetivo de tornar o letramento digital acessível para todos aqueles que tiverem interesse.

 

Fonte: eCycle

 

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