quarta-feira, 29 de março de 2023

Intestino preso é coisa séria! Saiba como tratar e resolver o problema

Intestino preso é um quadro que acomete muitas pessoas. Embora seja comum, é importante destacar que não é normal ficar assim. Se você se enquadra nesse caso, busque ajuda para resolver. Nem sempre água e mamão são a única solução.

É importante ressaltar que esse sintoma pode ser sinal de algo grave, como doenças inflamatórias intestinais, doença celíaca e até mesmo câncer.

Por isso, se você já tem uma alimentação adequada e, mesmo assim, continua com o intestino preso, é hora de procurar um médico gastroenterologista para fazer exames e investigar a causa.

Depois de excluída a possibilidade de doenças, siga as orientações abaixo para te ajudar a tratar o intestino preso.

1. Beba bastante água (2 a 3 litros ao dia);

2. Coma vegetais folhosos (alface, rúcula, couve, acelga;

3. Faça ingestão de frutas como mamão, laranja com bagaço, maracujá com sementes, melancia e demais frutas ricas em fibras;

4. Ferva ameixas secas com caroço em água por cinco minutos. Deixe na geladeira (ameixa + água) por 8 horas e depois consuma a água + a ameixa pela manhã. Pode usar essa água para fazer o suco verde (que também ajuda no funcionamento do intestino;

5. Consuma farelos (de trigo, de arroz, de aveia), sementes e farinha de coco (mas beba água. Se não de nada adianta);

6. Consuma vegetais: brócolis, berinjela, abobrinha, quiabo;

7. Evite alimentos muito processados, excesso de açúcar, farinhas refinadas;

8. Adicione psyllium nas suas receitas (açaí, vitaminas, hambúrguer caseiro, pães);

9. Iogurtes e kefir: também ajudam o bom funcionamento intestinal;

10. Faça atividade física.

<> Veja como tratar e os riscos em não fazê-lo

As causas para a prisão de ventre são várias. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, cerca de 30% da população sofre de prisão de ventre e o sintoma é mais frequente entre as mulheres. A constipação intestinal, crônica ou não, têm riscos sérios para a saúde se não for tratada.

A prisão de ventre ocorre quando há dificuldade em evacuar. Vira um problema quando o paciente vai ao banheiro para evacuar menos do que três vezes por semana ou quando precisa fazer um grande esforço para isso. Em casos assim, é necessário procurar ajuda médica.

 “As causas costumam estar relacionadas à alimentação, mas também podem ser psicoemocionais, por causa do uso de medicamentos específicos ou de outras doenças”, enumera o gastroenterologista Ricardo Coutinho Nogueira, do Hospital Santa Marta, em Brasília.

Riscos em não tratar a constipação intestinal

A prisão de ventre costuma ser resolvida com medidas multifatoriais, que envolvem mudança de dieta, maior ingestão de águas, adoção de atividades físicas e controle da ansiedade e do estresse.

Em casos de constipação prolongada, o paciente deve usar medicamentos, como laxantes. A prisão de ventre se torna crônica quando o quadro é persistente. No caso, há risco de o paciente desenvolver outros problemas de saúde como:

  • Diverticulite, infecção intestinal causada pelo acúmulo de fezes;
  • Perfuração intestinal;
  • Má absorção de nutrientes;
  • Dores abdominais crônicas;
  • Obstrução intestinal;
  • Náuseas e vômitos.

“O tratamento deve ser individualizado, respeitando as comorbidades e as limitações de cada pessoa. Os hábitos do paciente precisam ser estudados para se chegar a um tratamento que funcione”, afirma a gastroenterologista Brenda Aidar.

Pacientes que possuem intestino preso devem procurar ajuda médica para verificar se há alguma enfermidade que justifique o sintoma. Diabetes, depressão, lupus, endometriose e tumores intestinais são algumas das doenças que têm a prisão de ventre como sintoma.

·         Como evitar a prisão de ventre

Priorizar uma alimentação rica em fibras, caprichar na ingestão de água e fazer exercícios regularmente ajudam a manter a saúde intestinal.

Entre os alimentos ricos em fibra e com função de laxante natural, estão:

  • Frutas: figo, pera, maçã e kiwi;
  • Verduras: alface, rúcula, agrião, couve, brócolis, repolho, berinjela e abobrinha;
  • Grãos: aveia, farelo de aveia, farelo de trigo, milho, lentilha e quinoa;
  • Sementes: chia, linhaça e gergelim;
  • Oleaginosas: castanhas, amendoim, amêndoas e nozes;
  • Bebidas: café, chá de erva-cidreira e de cascara sagrada.

 

Ø  Intestino preso? Saiba cinco bebidas que podem ajudar

 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, cerca de 30% da população sofre de prisão de ventre e as mulheres são as mais afetadas pela situação. A constipação é comum, mas vira um problema quando o paciente vai menos de três vezes por semana ao banheiro.

Não conseguir evacuar pode deixar o indivíduo lento e inchado, além de causar dores abdominais e infecções intestinais. Porém, a situação pode ser resolvida com o consumo de bebidas e alimentos que estimulam o trânsito intestinal.

Mas, apesar desse tipo de solução ser consideravelmente popular, o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, em Brasília, lembra que nem todas as opções conhecidas realmente fazem diferença. Um dos maiores mitos é o suco de babosa. “Não há nada na literatura, nenhum estudo que comprove a tese do suco de babosa para a evacuação”, alerta.

<< Para lidar com a constipação, o nutricionista sugere algumas opções com comprovação científica. Confira:

·         1. Shake de frutas com chia

A chia é rica em fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino. Ela pode ser combinada com shakes de frutas, iogurtes naturais e frutas. A junção amolece as fezes, logo, tem função laxante no organismo.

“A semente também é um importante alimento para imunidade e controle de diabetes. As fibras do alimento evitam os picos de glicose no sangue”, acrescenta Vígolo.

·         2. Café

Além de ser inimigo da sonolência, o café pode estimular o trânsito intestinal de quem está constipado. “A bebida aumenta a contração do estômago e intestino, o que estimula a eliminação das fezes. A melhor opção para essa finalidade é o café solúvel, que contém boas quantidades de magnésio, mineral com propriedades laxantes”, recomenda o nutricionista.

·         3. Suco de ameixa

A ameixa é um potente aliado quando o assunto é prisão de ventre. Ela possui uma substância chamada sorbitol, um laxante natural que favorece o funcionamento do intestino.

Segundo estudo publicado em 2022 no American Journal of Gastroenterology, a ingestão de ameixa diminui significativamente as fezes duras e irregulares, aumentando as fezes consideradas normais.

·         4. Iogurte natural

O iogurte natural é saudável para a microbiota intestinal, e ainda pode ser misturado com alimentos ricos em fibras, como aveia, chia e mamão, que ajudam o trânsito intestinal. Um dos principais sintomas do desequilíbrio da microbiota é justamente a prisão de ventre.

·         5. Suco de fruta batida com aveia

A aveia batida com alguma fruta fibrosa (abacaxi, goiaba e morango, por exemplo) pode ser uma solução para o intestino preso. A semente é um alimento antioxidante com teor elevado de fibras insolúveis e ajuda no funcionamento e regularização da flora intestinal.

 

Fonte: Metrópoles

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário