quarta-feira, 29 de março de 2023

Celulite: o que é, causas e possíveis tratamentos

A celulite é uma condição de pele inofensiva, caracterizada pela formação de ondulações na pele que a deixam com uma aparência de casca de laranja. Ela é resultante de pequenas coleções de gordura que empurram o tecido conjuntivo sob a pele.

A condição pode ocorrer em homens e mulheres. No entanto, é mais comum em mulheres pela diferença na distribuição de gordura, músculo e tecido conjuntivo de seus corpos — de fato, acredita-se que entre 80 a 90% das mulheres podem ter celulite em algum momento de suas vidas.

A celulite pode ser encontrada em locais como:

•        Nádegas;

•        Coxas;

•        Quadril;

•        Seios;

•        Abdômen.

•        Níveis de celulite

Em 2009, especialistas criaram a escala de gravidade da celulite (cellulite severity scale), que classifica a condição em quatro graus. São eles:

•        Grau 0: uma pele lisa;

•        Grau 1: a pele do indivíduo é lisa enquanto ele está em pé, mas pequenas ondulações aparecem quando ele está sentado ou quando a pele é apertada de alguma forma;

•        Grau 2: a pele possui pequenas ondulações independentemente da posição do indivíduo;

•        Grau 3: a pele possui muitas ondulações independentemente da posição do indivíduo e também pode apresentar picos e vales profundos.

•        O que causa a celulite?

Em geral, a celulite é o resultado do acúmulo de gordura embaixo da pele. Ela é formada quando as bandas fibrosas que conectam a pele ao músculo subjacente se contraem de forma irregular. Essa contração empurra a pele para baixo, o que faz com que a camada normal de gordura que fica embaixo da pele empurre para cima, causando a sua protuberância.

No entanto, pouco se sabe sobre a sua causa real. Acredita-se que ela é desencadeada através da influência de diversos fatores, como os hormônios, a genética, tipo de pele e corpo.

•        Fatores hormonais

Acredita-se que hormônios como o estrogênio, a insulina, noradrenalina, hormônios tireoidianos e a prolactina sejam parte do processo de desenvolvimento da celulite. Uma das teorias é de que a diminuição da produção do estrogênio decorrente da menopausa pode causar, também, a diminuição do fluxo sanguíneo para o tecido conjuntivo sob a pele.

A falta de circulação significa menos oxigênio na área, que resulta na menor produção de colágeno e o aumento de células de gordura, o que faz a celulite mais aparente.

•        Genética

Fatores associados à genética como o metabolismo, distribuição de gordura sob a pele, etnia e níveis circulatórios podem contribuir para a formação de celulite.

•        Dieta e estilo de vida

O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, carboidratos, sal e uma má alimentação em geral também podem aumentar o risco de desenvolvimento da celulite. Porém, outros fatores de risco, como o tabagismo e a falta de exercícios físicos também contribuem para a condição, podendo piorar a sua aparência.

Isso acontece porque a condição é mais aparente em pessoas com excesso de gordura, mas não significa que elas são as únicas que podem ter a condição.

•        É possível acabar com a celulite?

Pessoas de todos os tipos de corpo podem ter celulite, uma vez que a condição é comum, natural, inofensiva e não prejudica a qualidade de vida. Embora diversos tratamentos ofereçam remédios para acabar com esses pequenos sinais, acredita-se que é impossível “acabar com a celulite” de vez.

Por outro lado, criar hábitos saudáveis e outros tratamentos podem amenizar a sua aparência. Praticar exercícios físicos, por exemplo, pode ajudar na redução de gordura corporal, que eventualmente faz com que as marcas de celulite fiquem menos aparentes.

•        Qual exercício ajuda a eliminar celulite?

A atividade física pode promover a aparência da celulite através do aumento da massa muscular (que diminui a presença de flacidez) e perda de gordura. Os exercícios que mais ajudam a evitar e melhorar a aparência da condição são:

•        Corrida;

•        Ciclismo;

•        Treinamento de resistência.

•        Tratamentos para celulite

Diversos tratamentos estéticos podem amenizar o aspecto das áreas elevadas da condição, como a criolipólise, tratamentos de laser e a microdermoabrasão. Esses tratamentos são recomendados para graus de celulite mais severos, e são feitos por médicas dermatologistas. Contudo, algumas técnicas caseiras também podem ser eficazes para mascarar a celulite. Confira:

•        Bucha vegetal

Se utilizada durante o banho, a bucha vegetal pode ajudar a reduzir a aparência da celulite. Isso porque massagear a pele afetada pela celulite fazendo uma pressão leve ajuda a ativar a circulação local, o que reduz a aparência da celulite a curto prazo. O atrito da massagem com a bucha vegetal na pele também danifica as células de gordura (causadoras da celulite). Isso faz com que elas precisem se reconstruir, possibilitando que a pele se realinhe e se distribua mais uniforme.

•        Esfoliação com borra de café

O uso da borra de café como esfoliante para o corpo pode promover a remoção de células mortas da pele, além de contribuir para a circulação, promover o crescimento de novas células e firmar a pele. Na celulite, acredita-se que os grãos de café podem reduzir a protuberância, estimular a circulação sanguínea e promover o fluxo linfático — embora não existam pesquisas científicas para apoiar essas afirmações.

 

Fonte: eCycle

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário