sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

A bíblia foi escrita para colocar medo nas pessoas?

Na minha percepção, é o contrário. Os diversos livros da Bíblia parecem ter sido escritos com o propósito de tirar o medo das pessoas.

Ou você acha que todas as ideias religiosas e metafísicas que existiam antes da Bíblia não davam medo nas pessoas?

Qual dessas ideias, por exemplo, te parece a mais assustadora: a ideia de que o cosmos foi todo criado por um deus-guerreiro que teve que matar um antigo dragão do caos, o qual aguarda o dia do seu retorno para destruir toda a vida, ou a ideia de que o cosmos foi todo criado por um deus bom, e que fez tudo com um propósito em mente?

Ou qual dessas visões de mundo te parece mais aterrorizante: aquela onde o Sol é um deus que toda noite nos abandona para retomar a sua eterna luta contra as forças das trevas, podendo não retornar amanhã e exigindo sacrifícios humanos para ajudá-lo na batalha, ou aquela onde o Sol é apenas um objeto luminoso, firmado no céu graças à força divina, e criado, não por acaso, mas para ajudar o homem a enxergar durante o dia, se pondo à noite para deixá-lo descansar?

Imagine-se vivendo em um mundo onde a claridade do dia seguinte não está nada garantida pela ideia de um "plano divino", e creio que ficará mais claro que o objetivo da literatura bíblica nada tem a ver com provocar o medo nas pessoas. Ao contrário: o medo é inerente à experiência humana. A manipulação política desses medos não é necessariamente inerente, mas tem sido típica até onde a memória histórica alcança.

Agora, a ideia bíblica de um Deus bom e onisciente, que recompensa o justo e pune o pecador: isso não me parece lá uma ideia muito assustadora… para o justo. Sendo franco, se as ideias desse tipo realmente dão medo em alguém, então é a minha opinião sincera que essas pessoas têm mais é que ter medo mesmo.

 

       Na teologia cristã, o texto da Bíblia implica necessariamente que ser salvo é ir para o céu?

 

O texto bíblico permite diversas interpretações sobre o destino dos justos. Essas interpretações deram motivo para muitos embates ferozes, acusações de apostasia, perseguições, guerras e mortes.

No velho testamento, há pouca ou nenhuma divergência. Os mortos, justos ou não, vão para o Sheol, a sepultura comum. Na sepultura, viram pó. "Tu és pó e ao pó tornarás"(Gênesis). "Não há vantagem nenhuma dos homens sobre os animais, como morrem uns, assim morrem os outros. Todos vieram do pó, e ao pó voltarão"(Livro dos provérbios de Salomão)

O problema começa a surgir quando os hebreus são derrotados e vão para o exílio na Pérsia. Na Pérsia, havia uma doutrina religiosa, difundida por um líder chamado Zoroastro. Essa doutrina previa a premiação aos justos e a punição aos ímpios. Os hebreus, aparentemente, absorveram essa cultura religiosa, e a levaram para a Judéia, no fim do exílio.

No mesmo período, na Grécia, Platão desenvolvia a tese da separação entre corpo e alma, e, como era de se esperar essa crença acabou por contaminar também o pensamento em todo o Mediterrâneo, incluindo o pensamento hebreu.

No tempo de Jesus, havia uma corrente que defendia a ressurreição dos mortos (os justos). Jesus combateu essa seita, chamada de fariseus. Mas, a ideia da ressurreição era bem aceita por alguns dos próprios discípulos de Jesus.

Nos dias atuais, os cristãos se dividem em 3 correntes sobre essa questão:

1. Os que defendem a premiação dos justos no céu, no paraíso celestial(mesmo assim, há diferentes visões sobre "quando" e "como" essa premiação vai acontecer).

2. Os que defendem a premiação aos justos na terra mesmo, no paraíso terrestre.(baseados em declarações de Jesus mesmo, como: "Os justos herdarão a terra", ou do Apocalipse: Haverá novos céus e uma nova terra, e não haverá mais lágrimas…") Os cristãos que defendem essa doutrina são chamados de "milenaristas".

3. Os que defendem uma "evolução espiritual eterna", muito semelhante à evolução e os ciclos de renascimentos defendida pelos budistas. Os espíritas kardecistas se encaixam nessa doutrina.

É curioso perceber que os muçulmanos têm um entendimento semelhante aos cristãos, de que há um paraíso celestial, onde os justos serão recebidos.

Resumo da ópera: se a bíblia é tida como palavra de Deus, então o entendimento dessa palavra é pleno de ruídos.

E cada líder jura de pés juntos que a sua interpretação é a verdadeira. E que as demais são falsas. No passado, aconteceram embates ferozes em diversos países europeus. O exílio de cristãos ingleses nos Estados Unidos foi uma das consequências dessas disputas religiosas em torno da interpretação bíblica.

Católicos, evangélicos, mórmons, testemunhas de Jeová, espíritas kardecistas e judeus, embora se baseiem em textos bíblicos semelhantes, chegam a conclusões diferentes quando se trata da premiação aos justos.

 

       Você entende que nasceu sem acreditar em Deus? Foi ensinado! Fé não foi uma questão de escolha?

 

Ninguém é ensinado sobre tal assunto.

Todos são condicionados cruel e friamente, até que se dê o aceite indigesto e dispensável desta ou daquela crendice estúpida, primitiva, irracional, alegórica, tradicionalista e limitante.

Igualmente, ao contrário do que alguns "estudiosos" alegam, não nascemos preparados ou programados para acreditar em nenhum deus invisível, cego, surdo, mudo, inútil e inativo.

Nascemos preparados, graças ao traiçoeiro Cérebro, para fantasiar e transformar fatos corriqueiros ou banais, em questões mitológicas e nos afundarmos em crenças básicas e repetitivas que, sem dúvida, chafurdam na lama da ignorância, do primitivismo e dos dogmas engessados.

Escolhas?

Nem sempre.

O animal Humano, se trata de uma Espécie facilmente condicionável, manipulável e que se deixa conduzir; sobretudo, por pessoas revestidas de algum gênero de autoridade ou relevância artificial e indevida.

Como se não bastasse, contamos com a desagradável participação coletiva de parentes, vizinhos e outros; que estão sempre dispostos ao ato de vender e perpetuar suas crendices baratas, descartáveis e seguidoras de tradições alheias.

Ser um verdadeiro Ateu em um País nada laico e se manter imune às investidas da Indústria da Fé e seus patéticos representantes, não é tarefa simples ou fácil.

É preciso ter muita atitude, paciência, compreensão e piedade, pois não?

 

       Você pode dizer que Deus é justo, mas a vida não é justa. Onde está a justiça em ter que se humilhar e adorar Deus pra não sofrer no inferno?

 

Nunca houve religião com o mínimo de lógica.

É questão de guiar a manada para uma direção, só o fato dos cristãos serem as "ovelhas do bom pastor" já diz tudo sobre isso.

Dizem que Deus é justo, mas que a vida não é justa porque o ser humano não quer ser justo, porque não gosta, porque a natureza humana é o pecado.

Só que quem criou a natureza humana assim ? O próprio Deus.

Pregam que devemos nos humilhar porque isso tirará nosso senso crítico, nossa capacidade de impor aquilo que achamos melhor para nós. Ao se humilhar você ficará submisso à aquilo que mandam você fazer, pessoas dizendo qual é a vontade de Deus, mas elas só falarão a vontade delas mesmas, o interesse delas.

Por isso o se humilhar é tão pregado: para que você seja submisso aos interesses dos outros.

Quando eu digo nossos interesses e aquilo que é melhor para nós não significa sair por aí fazendo coisas erradas e cometendo crimes, significa cada um se libertar dessas amarras da religião e viver sem medo, viver da forma que gosta, não aquilo que te mandam fazer.

Me sinto muito mais livre ao sair daquela pressão e daquele dramazinho religioso.

As pessoas acreditam em Deus buscando uma salvação no meio de tanto caos como pode ser esse mundo. Por isso países desenvolvivos existe muito pouca religiosidade, pois não há tanta necessidade de crer em algo que vai te salvar.

A vida não é justa para ninguém. Vejo os comentários cristãos dizendo que é justa para os humildes, mas só vejo os humildes se ferrando na maioria das vezes. E como uma pessoa pode julgar que todos os humildes do mundo tem vida justa ? Como vai julgar se quem sofreu injustiças é porque Deus está castigando porque a pessoa não é humilde?

É por isso que religião leva pessoas a maldade, por induzir uma culpa e julgamento por pura superstição. É como aquelas histórias dos espíritas dizendo que se uma pessoa nasceu doente é porque fez algo ruim numa vida passada… é uma crença pior que a outra.

 

       A ciência e a bíblia podem andar juntas?

 

Perfeitamente!

A Bíblia diz que Deus criou as leis da natureza (Jó 28:26–27, Jeremias 10:12) e que Deus estabeleceu o universo com sabedoria (Provérbios 3:19) não com "magia" como fazem crer os céticos tendenciosos de maneira que se Deus estabeleceu o mundo com inteligência baseando o funcionamento desse universo em leis inteligentes, nada mais plausível do que os homens, sendo seres inteligentes, poderem, quererem e conseguirem decifrar os mistérios científicos por trás da natureza e é exatamente isso que Deus tinha em mente quando não só nos criou seres inteligentes mas deu a sua ordem de “dominar e sujeitar a Terra” (Gênesis 1:28).

E como dominamos a Terra nos adaptando aos mais diferentes ambientes e extraindo deles máximo potencial de recursos para nossa sobrevivência e bem estar ao longo do tempo? Através do conhecimento!

E é exatamente isso que a Bíblia sempre estimulou, buscar conhecimento!

Em Êxodo 35:30–32 a Bíblia menciona Bezalel, filho de Uri, neto de Hur e pertencente à tribo de Judá, o qual “Deus encheu de sabedoria, entendimento, conhecimento e em todo o lavor, para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, e em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada.”!

Em I Samuel 2:3 a Bíblia diz que Deus é o Deus do Conhecimento, em provérbios 3:13–15 a Bíblia diz que sabedoria e conhecimento são mais preciosos do que prata, ouro e rubis e a primeira menção mais antiga do número π de que se tem notícia aparece na Bíblia em I Reis 7:23–26!

Dito isso lhe afirmo que a Bíblia nunca foi um livro ignorante que estimulou a ignorância e nem o Deus da Bíblia é um ignorante que desejou que nos mantivéssemos ignorantes das suas próprias leis às quais Ele criou de maneira inteligente mas suficientemente entendível à nossa inteligência que Ele mesmo também nos concedeu para cumprir a ordem dada no Éden de o homem dominar a Terra, isto é, submeter a natureza.

Ocorre apenas que a Bíblia não é um livro científico, e nem pretendeu ser, porque a Bíblia trata da realidade espiritual enquanto a ciência trata da realidade física, da matéria.

A pergunta é tendenciosa porque pressupõe um atrito entre fé e ciência e se você fez essa pergunta tendo em mente as incoerências da Inquisição Católica durante a Idade Média então eu devo te esclarecer que o erro da Igreja Católica não foi o erro de Deus e nem da Bíblia. Foi unicamente da Igreja Católica que, pra início de conversa, biblicamente falando é ilegítima pois foge às doutrinas fundamentais do verdadeiro cristianismo configurando-se em uma igreja apóstata.

Mas sobre a legitimidade cristã da Igreja Católica já são outros quinhentos, o assunto foge ao domínio de sua pergunta e deixo essa história para outro dia.

 

Fonte: Quora

 

Nenhum comentário: