segunda-feira, 17 de junho de 2024

Crime organizado provoca êxodo em massa no México

Milhares são obrigados a deixar suas casas e até suas cidades com medo dos conflitos que têm como pano de fundo o crime organizado. De 2008 a 2023, estima-se quase 400 mil deslocados internos.O pequeno município de Tila, em Chiapas, no sul do México, é a mais nova vítima de um fenômeno cada vez mais recorrente no país: o êxodo devido ao crime organizado. Recentemente, mais de 4.000 pessoas foram para abrigos e municípios vizinhos após um grave episódio de violência.

Segundo a imprensa local, os residentes deslocados esperam que as autoridades se comprometam a proporcionar mais segurança antes que eles regressarem as suas casas – algo que, até agora, não aconteceu.

O caso de Tila é o sexto de deslocamentos internos devido a conflitos no México apenas em 2024, segundo o Centro de Monitoramento de Deslocamentos Internos (IDMC, na sigla em inglês). A plataforma estima um total de 8.659 pessoas deslocadas em razão de conflitos este ano. No acumulado de 2008 a 2023, o número chega a 392.000.

Ramón Coria, membro do Coletivo Vítimas de Deslocamentos Internos Forçados e das organizações civis que o acompanham, disse à DW que, até agora, foram relatados quase 10 mil pessoas deslocadas pela violência que começou na quinta-feira da semana passada em Tila.

·        Um único fenômeno, múltiplas dimensões

O deslocamento interno no México não tem uma origem única. É um fenômeno "multicausal e multidimensional", explica Pablo Cabada, da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Entre as causas estão os conflitos comunitários – políticos, religiosos, agrários –, a violência gerada por grupos armados, os desastres causados ​​por fenômenos naturais, os projetos de desenvolvimento em grande escala como a mineração ou o desmatamento e as violações dos direitos humanos. No entanto, para especialistas ouvidos pela DW, todos esses episódios têm a violência como denominador comum.

A Comissão Mexicana de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CMDPDH), maior plataforma nesta área, destacou no seu relatório de 2021 que 74% dos episódios registados tiveram origem na violência de grupos armados organizados. O IDMC, por sua vez, contabilizou até 29 mil deslocamentos devido à violência e conflitos em 2021, e 19 mil em razão de desastres naturais.

"Este fenômeno é particularmente prevalente em regiões nas quais a presença e a atividade de grupos criminosos são intensas e onde o controle territorial por parte dessas organizações resulta em altos níveis de violência e insegurança", disse à DW María del Pilar Fuerte, pesquisadora do CentroGeo, com sede em Aguascalientes, México.

Chiapas, junto com Guerrero, Michoacán, Chihuahua e Zacatecas, são as regiões com maior número de deslocados, segundo o último registro do CMDPDH.

A falta de ferramentas dificulta a localização do destino final dessas pessoas, embora geralmente elas se desloquem para cidades próximas ou em direção à fronteira com os Estados Unidos, conforme identificado em estudo publicado pela OIM em 2023.

·        Crime organizado, em destaque

O deslocamento forçado dessas comunidades ocorre devido a fatores interligados pela violência, que, por sua vez, se deve à presença, principalmente, do crime organizado em sua busca pelo controle de territórios. Ou por motivos mais profundos, como a disputa por recursos ou o livre fluxo de migrantes, comenta Carla Zamora, doutora em Ciências Sociais pelo El Colegio de México.

O especialista mexicano em segurança e analista político David Saucedo explica que o que aconteceu em Tila é produto da "narcoguerra" entre o Cartel de Sinaloa e o Cartel de Jalisco Nova Geração, em consonância com máfias locais como, neste caso, "Los Autónomos", para pressionar e chantagear as comunidades locais a retirarem-se da área.

"Sua ação é a violência como um dispositivo de terror para desapropriar as populações, especialmente nas áreas rurais", conta Kelly Muñoz, pesquisadora em Desenvolvimento Rural da Universidade Autônoma Metropolitana Unidad Xochimilco, no México.

"Essas disputas podem transformar comunidades inteiras em campos de batalha, onde os moradores ficam no meio do conflito", diz Fuerte, do CentroGeo. "A presença militarizada destes grupos em determinadas áreas impõe controle sobre as comunidades, alterando radicalmente o quotidiano dos residentes e obrigando-os a procurar refúgio em outros locais", acrescenta.

Fuerte destaca que esses grupos criminosos também procuram recrutar jovens para se juntarem às suas fileiras, o que faz com que famílias inteiras abandonem suas casas.

"Uma cultura de violência causada pelas drogas começou a criar raízes, tornando-se a aspiração de numerosos jovens, muitos deles recrutados à força", diz Zamora.

Leis diferentes das de refugiados

Ao contrário dos refugiados, que atravessam as fronteiras internacionais, os deslocados internos obedecem à jurisdição do governo nacional, explica Fuertes. A nível federal, o México aprovou uma lei de 2020 para deslocamentos forçados internos, mas a legislação está paralisada no Senado. No nível estadual, Chiapas, Guerrero, Sinaloa e Zacatecas têm leis específicas.

Apesar deste reconhecimento, "no México as pessoas afetadas não têm acesso ao tratamento como vítimas no âmbito do atual quadro jurídico", afirma Fuertes, que defende uma "estratégia abrangente" que aborde tanto as causas do deslocamento quanto as necessidades mais imediatas.

Kelly Muñoz, por sua vez, destaca a ativação de protocolos de alerta sobre os fatores de risco desses deslocamentos nos municípios mais críticos, bem como "um diagnóstico do meio ambiente de forma participativa com as comunidades".

As alternativas passam pelo desmantelamento dos grupos armados, insiste Zamora, mas também pela aposta na coexistência de diferentes projetos de vida.

"É urgente trabalhar na reconstituição do tecido social a partir das raízes comunitárias, uma vez que o impacto psicológico que estes fenômenos terão na população demorará provavelmente várias gerações".

 

¨      A ameaça do crime organizado na América Latina. Por Artigo de Daniel Zovatto e Jorge Sahd K.

Em apenas cinco anos, a taxa de homicídios no Equador aumentou em cerca de 800%, chegando a 46 a cada 100.000 habitantes.

Esta semana, o Centro de Estudos Internacionais da Universidade Católica lançou a quarta edição do Risco Político na América Latina 2024, relatório que mede os 10 principais riscos que a região enfrentará.

O ano de 2024 será intenso para a América Latina, em um contexto internacional incerto. Será necessário focar na evolução do conflito Ucrânia-RússiaIsrael-PalestinaChina-Taiwan, na rivalidade estratégica entre Estados Unidos e China, no maior poder dos chamados atores não estatais, e em um verdadeiro tsunami eleitoral, com cerca de 80 processos eleitorais em cerca de 70 países. Economicamente, as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2024 são em torno de 2,3% do PIB. A região crescerá menos que a média mundial e caminhará para uma nova década perdida (2014-2023), crescendo a menos de 1% do PIB anual.

Este ano não será de marés rosas nem de ondas azuis para a região. Prevê-se um enfraquecimento do voto de punição aos oficialismos, um maior equilíbrio entre continuidade e mudança, gerando uma maior diversidade ideológica entre os líderes. A prevalência de governos de esquerda ou centro-esquerda (maré rosa) que existia na América Latina no início de 2023 diminuiu devido às vitórias de líderes de direita ou centro-direita no Paraguai, Equador e Argentina, e algo semelhante pode ocorrer durante este ano nas seis eleições presidenciais.

Em termos de riscos políticos em 2024, nosso relatório revela novamente que o principal é o crime organizado, a insegurança e o tráfico de drogas. De acordo com o IV Estudo Mundial sobre Homicídios do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (ONUDD), o crime organizado é responsável por cerca da metade dos homicídios na América Latina e no Caribe. Além disso, 8 em cada 10 países com as taxas de homicídios mais altas do mundo estão na América Latina e no Caribe.

Um caso sintomático é o Equador, um país que no passado era relativamente seguro, mas que se tornou um local de trânsito de drogas e terreno fértil para organizações criminosas. As estatísticas desse país são assustadoras: em apenas cinco anos, a taxa de homicídios aumentou em cerca de 800%, chegando a 46 a cada 100.000 habitantes. Os níveis recordes de produção de cocaína no Peru, Bolívia e Colômbia têm contribuído para o aumento da violência entre grupos criminosos locais e internacionais no Equador.

O segundo lugar dos riscos políticos é ocupado pelo aumento da corrupção e impunidade, com a região estagnada nessa questão e países como Uruguai, Chile e Costa Rica - tradicionalmente com bom desempenho - sendo vítimas desses episódios. A vulnerabilidade no controle das fronteiras territoriais e os baixos níveis de coordenação judicial têm facilitado a atuação de atores ilegais. Além disso, nos últimos anos, vários presidentes foram condenados pela justiça por corrupção: Juan Orlando Hernández (Honduras), Rafael Correa (Equador), Elías A. Saca (El Salvador), Cristina Kirchner (Argentina), Otto Pérez Molina (Guatemala), Horacio Cartés (Paraguai), entre outros. Em termos de cultura política, será necessário revisar as estruturas de incentivos para modificar o comportamento social, permitindo romper as dinâmicas entrelaçadas de aceitação e tolerância à corrupção.

A desafeição democrática ocupa o terceiro lugar neste ano, com um sinal alarmante: mais da metade dos latino-americanos é indiferente ao regime político, desde que o governo resolva seus problemas, abrindo espaço para lideranças de cunho populista e autoritário. Segundo o último relatório do Índice de Democracia de 2022, na região, apenas Uruguai, Costa Rica e Chile são democracias plenas, e Panamá, Argentina, Brasil, Colômbia e República Dominicana classificam-se como democracias incompletas. Além disso, oito países são regimes híbridos (Peru, Paraguai, Equador, México, Honduras, El Salvador, Bolívia e Guatemala), e quatro são regimes autoritários (Haiti, Cuba, Nicarágua e Venezuela). Em comparação com outras regiões analisadas no índice, a América Latina apresenta a maior recessão democrática durante as duas últimas décadas.

A lista de riscos é seguida pela governabilidade sob pressão e rápida perda de apoio dos líderes, deixando para trás a chamada lua de mel do primeiro ano de governo (4º). Uma profunda crise de representação está afetando a confiança nos partidos políticos tradicionais e transferindo as expectativas para novas lideranças com estrutura e experiência de gestão limitadas, o que dificulta a construção de bases sólidas de governabilidade ao chegar ao poder.

O aumento dos fluxos migratórios ocupa o quinto lugar. Atualmente, o mundo abriga 7,7 milhões de migrantes venezuelanos, dos quais 6,6 milhões residem na América Latina, concentrando-se principalmente na Colômbia (2,9 milhões) e no Peru (1,5 milhão). O aumento dos fluxos migratórios tem exercido pressão adicional sobre os serviços públicos na América Latina. O crescimento demográfico sobrecarregou os sistemas de saúde, educação e moradia, apresentando desafios consideráveis para os governos em níveis local e nacional. A falta de recursos suficientes para atender a essas crescentes demandas tem gerado tensões sociais e conflitos entre migrantes e comunidades receptoras, especialmente em países como Colômbia, Chile, Equador e Peru.

radicalização das protestos sociais (6º), em um cenário econômico medíocre e altos níveis de desconfiança nas instituições públicas, aparece novamente como um risco político. Embora os protestos tenham sido "anestesiados" em 2020 devido às quarentenas, em 2021, 2022 e 2023, reapareceram em diferentes países. Brasil, Peru e Panamá foram alguns exemplos de que os protestos e sua radicalização continuam sendo um risco político na região. Para 2024, com uma economia desacelerada, altos níveis de desconfiança pública e dificuldades de governabilidade, os protestos e sua radicalização podem retornar.

A instabilidade internacional, com diferentes focos de conflito, ocupa o sétimo lugar. O mundo entrou em uma fase de menor contenção de conflitos, e as potências parecem ter menor capacidade de direcionar as tensões globais. Enquanto Estados Unidos e China estão em confronto estratégico, a Rússia se destaca como um elemento desestabilizador global, e o sistema multilateral liderado pelas Nações Unidas parece impotente diante da crise humanitária sem precedentes em Gaza.

A deterioração do clima de negócios devido à falta de certeza jurídica e políticas de atração de investimento estrangeiro ocupa o oitavo lugar. Apesar das condições favoráveis da região, como a alta disponibilidade de minerais críticos e alto potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, ainda persistem medidas contrárias à liberdade para desenvolver negócios, a falta de um discurso mais robusto para incentivar a atração de investimento estrangeiro e o excesso de burocracia para o desenvolvimento de projetos.

O impacto da tecnologia na política como forma de manipulação da opinião pública ocupa o nono lugar. As últimas eleições na América Latina refletem uma sociedade que exige mudanças tão rápidas quanto a informação que recebe. Essa nova cidadania, carregada de informação, tem mobilizado seu apoio a líderes que podem construir um discurso fácil de digerir e viralizar.

Por fim, a vulnerabilidade às mudanças climáticas ocupa o décimo lugar. Essa vulnerabilidade coloca em risco questões relevantes como a segurança alimentar, a escassez de recursos hídricos, uma maior dificuldade em lidar com eventos climáticos extremos e uma capacidade de adaptação cada vez mais complexa das comunidades mais desfavorecidas. Além disso, será necessário observar com atenção o fenômeno El Niño, que traz consigo fenômenos naturais extremos.

Não são todas más notícias. A América Latina tem uma oportunidade única de dar um salto: os minerais críticos para a economia do futuro estão na região, como cobre, cobalto, níquel ou lítio, onde Bolívia, Argentina e Chile concentram cerca de 60% das reservas mundiais. As grandes potências entendem isso e continuam observando a região por meio de iniciativas globais como a Aliança para a Prosperidade Econômica nas Américas, dos Estados Unidos, o Cinturão e Rota, da China, e a iniciativa Global Gateway, da União Europeia. O liderança política tem a palavra.

 

Fonte: Deutsche Welle/El País

 

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