Ramzy
Baroud: ‘Temos que lutar’ – Quem escreverá o último capítulo de nossa Nakba
Israel
não escreverá as últimas palavras de nossa própria história, porque não é mais
a entidade que molda nossa própria história, controla nosso idioma e determina
o destino de nosso povo. Os filhos e filhas dos fellahin, os camponeses do
passado, os refugiados de hoje, são “adultos” e estão revidando.
“Muito
obrigado, mil vezes mais! Nossa tristeza agora cresceu e se tornou um homem. E
agora, precisamos lutar.”
Esse
foi o verso final de um poema curto, mas influente, do icônico poeta palestino
Samih Al-Qasim. O título é “Rafah’s Children” (Crianças de Rafah).
O
poema de Al-Qasim foi publicado em 1971, mais de meio século antes de Israel
iniciar sua invasão de Rafah, o ápice de sua suposta conquista militar –
leia-se genocídio – em Gaza, que começou em outubro de 2023.
O
poema identificava dois personagens principais na tragédia contínua da
Palestina, que começou com a Nakba em 1948: O israelense, como uma
representação da guerra, e o povo palestino, como um símbolo de sumud –
firmeza.
Al-Qasim
descreve o israelense como “aquele que cava seu caminho através das feridas de
milhões” e “cujos tanques esmagam todas as rosas do jardim” e “que quebra as
janelas à noite” e “cujos aviões jogam bombas no sonho da infância”.
O
segundo personagem, os palestinos, são retratados como os “filhos das raízes
impossíveis”, aqueles “que nunca teceram tranças em cobertores” ou “nunca
cuspiram em cadáveres ou arrancaram seus dentes de ouro”.
A
mensagem dos palestinos para seus algozes israelenses é, mais uma vez,
“Obrigado, mil vezes mais! Nossa tristeza agora cresceu e se tornou um homem. E
agora, precisamos lutar”.
·
Dor profunda
Refleti
sobre esse poema durante um voo turbulento para Amsterdã para falar sobre a
Nakba para o público, que mais tarde descobri estar profundamente triste,
irritado e, às vezes, até confuso com o grau de crueldade israelense em Gaza.
Tentei
organizar meus pensamentos dispersos. Como falar sobre uma dor tão profunda e
crescente, como se fosse uma mera questão política, um “conflito” entre dois
lados, com narrativas supostamente “concorrentes”?
O
genocídio é uma narrativa? A busca pela liberdade é um conflito?
“Você
sabia que mais jornalistas palestinos foram mortos em Gaza em questão de sete
meses do que aqueles que morreram na Segunda Guerra Mundial e no Vietnã
juntos?”
Escrevi
essa frase em meu caderno para enfatizar, pela enésima vez, a centralidade da
voz palestina para a história palestina. Sublinhei a palavra “combinados”.
Parece
que os palestinos precisam morrer em grande número para se defenderem e poderem
falar.
“Pegue
sua parte de nosso sangue – e vá embora”, escreveu Mahmoud Darwish em seu poema
seminal, “Those Who Pass Between Fleeting Words”.
Será
que mais de 35.000 mortos, quase 80.000 feridos e 11.000 desaparecidos sob os
escombros de Gaza são suficientes para que aqueles que buscam uma “parte do
nosso sangue” finalmente nos deixem em paz?
Outra
pergunta urgente: Esse sangue precioso é suficiente para que nós, palestinos,
recebamos, nas palavras de Edward Said, uma “permissão para narrar”?
Muitos
de nossos esforços, como intelectuais, jornalistas, historiadores, artistas e
até mesmo pessoas comuns palestinos, foram dedicados ao mero reconhecimento de
nossa própria existência.
·
Reconhecer-nos
A
existência, ou o reconhecimento dessa existência, é o ponto de partida para
tudo. É o pré-requisito para uma vida digna. Sem isso, nossa morte e apagamento
coletivos geralmente acontecem em total quietude.
Muitas
nações oprimidas pereceram dessa forma, não deixando nada para trás além dos
ecos suprimidos de uma dor incalculável. Nós, palestinos, resistimos para que
possamos preservar a esperança – para nós, mas também para todos os povos
oprimidos em todos os lugares.
Israel
fez o máximo para nos negar esse direito aparentemente básico – o próprio
reconhecimento de que existimos. Isso começou antes mesmo da Nakba.
A
Nakba não foi apenas um evento perturbador que alterou a própria identidade
demográfica da Palestina histórica – substituindo uma nação por outra, por meio
da violência e da limpeza étnica.
Esse
aspecto da Nakba foi demonstrado inúmeras vezes em livros, mapas, documentários
e nos testemunhos daqueles que sobreviveram à “catástrofe”.
Mas
a Nakba é mais do que a demolição de centenas de vilarejos e o massacre ou
exílio de seus habitantes nativos.
A
Nakba foi a maneira de o sionismo controlar o fluxo da história. A noção
sionista de que “a Palestina era uma terra sem povo” foi a primeira premissa da
lógica errônea que posicionou o judaísmo mundial – um suposto “povo sem terra”
– como o centro racional da história.
O
apagamento, entretanto, dificilmente se limita a espaços físicos e materiais. A
guerra contra a cultura, a religião, a comida e o idioma palestinos fazem parte
desse persistente jogo de soma zero que Israel aperfeiçoou desde o início.
A
Nakba foi apenas o início desse processo de apagamento que se manifestou em uma
infinidade de formas destrutivas e inovadoras. Elas incluíram a demolição de
olivais, a demolição de casas, o confisco de terras, a hebraização de nomes de
ruas e a conversão de antigos cemitérios em estacionamentos. Esses são apenas
alguns exemplos.
O
apagamento, entretanto, não se limita a espaços físicos e materiais. A guerra
contra a cultura, a religião, a comida e o idioma palestinos fazem parte do
persistente jogo de soma zero que Israel aperfeiçoou desde o início.
A
guerra em Gaza pretende ser o capítulo final de uma Nakba em andamento:
“Estamos
agora lançando a Nakba de Gaza”, disse o ministro israelense da Agricultura,
Avi Dichter, em novembro passado. “Gaza Nakba 2023. É assim que vai terminar.”
“Agora
vá e fira Amaleque e destrua totalmente tudo o que eles têm, e não os poupe”,
disse o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em outubro, usando
uma referência bíblica para justificar a guerra devastadora de Israel em Gaza.
A
bomba nuclear “é uma possibilidade”, disse o Ministro do Patrimônio de Israel,
Amichai Eliyahu, durante uma entrevista em 5 de novembro.
A
linguagem odiosa e violenta continua.
·
Ainda não acabou
Mas
Israel não escreverá as últimas palavras de nossa própria história, porque
Israel não é mais a entidade que molda nossa própria história, controla nosso
idioma e determina o destino de nosso povo. Os filhos e filhas dos fellahin,
os camponeses do passado, os refugiados de hoje, são “adultos” e estão
revidando.
O
povo palestino não está mais à margem da história, vítimas infelizes a serem
etnicamente limpas, massacradas e relegadas. Sua resistência agora é lendária,
refletindo uma mudança histórica que levou mais de 75 anos para ser
concretizada.
A
realidade é óbvia para o mundo ver: O sionismo, feio, violento, politicamente
fragmentado e moralmente falido, e a nação palestina, jovem, capacitada,
unificada em torno de sua resistência e com princípios até o âmago.
Um
dia depois da minha chegada a Amsterdã, centenas de estudantes universitários
iniciaram um acampamento de solidariedade. Seus cartazes faziam referência à
Nakba e ao sumud, e denunciavam o racismo sionista e o genocídio de Israel.
Bandeiras
palestinas tremulavam por toda parte. Os estudantes cantavam e entoavam
cânticos pela Palestina e seu povo, ecoando os cânticos dos estudantes em
vários outros acampamentos em todo o hemisfério ocidental, na verdade, em todo
o mundo.
Enquanto
isso, as notícias falavam do crescente interesse em reconhecer o Estado da
Palestina. Alguns já o fizeram, outros estão prestes a fazê-lo.
Essa
restauração histórica da esperança palestina de liberdade se deve, em grande
parte, ao seu sumiço e resistência coletivos. Sem eles, a Nakba teria começado
e terminado de acordo com o roteiro israelense sionista.
Mas
a Nakba agora é nossa. Nós a possuímos, não apenas como uma experiência de dor
compartilhada e coletiva, mas como uma reivindicação de uma justiça há muito
negada.
“Nossa
tristeza agora cresceu e se tornou um homem. E agora, precisamos lutar”,
escreveu al-Qasim.
E,
agora, precisamos vencer. Finalmente, nossa cobiçada liberdade.
¨
Ajuda humanitária ou
conspiração política – O que pensam os habitantes de Gaza do cais americano?
Como
se espera que o cais esteja concluído em maio, as perguntas continuam sem
resposta. Será que o seu objetivo é realmente fornecer ajuda imediata a Gaza?
Os
escombros e as ruínas que antes eram ruas vibrantes agora são um testemunho
evidente do impacto devastador do interminável ataque israelense a Gaza.
Quando
Israel lançou uma barragem de bombardeios e bombardeios de artilharia a partir
de 7 de outubro, Gaza mergulhou em um abismo mais profundo de sofrimento,
enquanto Israel declarava a região norte da Faixa como zona de guerra.
Embora
muitos tenham se recusado a abandonar suas casas, multidões enormes de
palestinos fugiram para o sul, buscando refúgio e sustento.
Enquanto
isso, no norte, Israel empregou uma tática crucial, usando a fome como arma
para pressionar os residentes palestinos a fugir, com o objetivo de consolidar
o controle sobre a cidade de Gaza.
Com
a proibição da entrada de ajuda na cidade por meses, a crise humanitária se
aprofundou em Gaza, pois Israel só permitiu um número muito limitado de
caminhões. Essa ajuda, embora insuficiente, teve um custo.
Os
caminhões só tinham permissão para passar por duas ruas principais, que estão
sob o controle do exército israelense: Rua Al-Rasheed e Rua Salah Ad-Din.
Sem
a permissão de instituições internacionais ou órgãos locais para administrar o
processo de distribuição de ajuda humanitária no norte de Gaza, multidões de
palestinos famintos costumavam correr em direção aos caminhões, arriscando suas
próprias vidas para garantir provisões para suas famílias.
Um
incidente trágico, que ocorreu na rotatória de Nabulsi, chamou a atenção do
mundo em 29 de fevereiro.
Pelo
menos 100 pessoas foram mortas e muitas outras ficaram feridas quando o
exército israelense disparou projéteis e abriu fogo contra multidões que
aguardavam ajuda humanitária.
Enquanto
vários países, incluindo Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Egito e outros,
realizavam lançamentos aéreos de ajuda humanitária, os Estados Unidos
apresentaram uma iniciativa separada: o píer.
Em
março, o presidente dos EUA, Joe Biden, emitiu um decreto para a construção de
um píer ao longo da costa de Gaza.
Ele
foi promovido como uma tábua de salvação para o enclave sitiado, permitindo que
a ajuda fluísse livremente. No entanto, a medida foi recebida com ceticismo
pelos habitantes de Gaza, que começaram a questionar as verdadeiras intenções
de Washington.
A
aceitação da construção do píer por parte do governo israelense e a prontidão
em fornecer segurança e apoio logístico só aumentaram as dúvidas.
“Por
que construir um píer sob controle israelense quando havia outras rotas
diretas, como as passagens de Rafah e Karem Abu Salem?” Sally Fouad, 26 anos,
sobrevivente de genocídio no norte de Gaza, disse ao The Palestine Chronicle.
“Os
Estados Unidos têm demonstrado um apoio de longa data a Israel desde o início
da guerra. Então, por que eles estão tão preocupados com a vida dos habitantes
de Gaza agora?”
O
píer está localizado na parte sul da Cidade de Gaza, ao norte do chamado
corredor Netzarim, que separa o norte de Gaza do sul. Desde outubro de 2023,
essa área está sob controle total do exército israelense.
“Ouvimos
falar do píer por meio de notícias e mídias sociais, mas não o vimos”,
disse-nos Mohammed Hamed, um engenheiro de 31 anos. “Se chegarmos muito perto,
podemos ser alvejados pelas forças israelenses.
Por
sua vez, Nabila Hussam tem certeza de que o píer tem outros objetivos além da
mera ajuda humanitária.
“Há
muitas outras maneiras de levar ajuda a Gaza. Se os Estados Unidos quiserem
ajudar Gaza, eles podem pressionar Israel a acabar com a guerra ou, pelo menos,
pressioná-lo a entregar mais ajuda”, disse ela.
Nabila
acha que o píer é apenas mais um esquema israelense-americano para esvaziar a
Faixa de sua população nativa, forçando os palestinos a imigrar por essa rota.
Como
se espera que o píer seja concluído em maio, as perguntas continuam sem
resposta. Será que o objetivo é realmente fornecer ajuda imediata a Gaza? Ou é
apenas mais uma forma de facilitar o controle de Israel sobre a Faixa?
O
povo de Gaza não pode se dar ao luxo de ser um peão em um tabuleiro de xadrez
geopolítico. Eles merecem dignidade, justiça e alívio genuíno do sofrimento que
tomou conta de suas vidas.
Fonte:
A Nova Democracia
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